Rio+Saneamento inaugura nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado, ampliando o abastecimento de água em Rio das Ostras

As melhorias vão beneficiar mais de 150 mil moradores

Por Cezar Guedes em 09/04/2024 às 01:30:46
Divulgação

Divulgação

Aconteceu, nesta segunda-feira (8), a cerimônia de entrega da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado. Inaugurada pela Rio+Saneamento, a unidade passou por um processo de reestruturação e ampliação do sistema de abastecimento, adquirindo mais capacidade de produção e distribuição de água para o município riostrense.

Além da ampliação da ETA, a concessionária entregou ainda a construção da adutora do Contorno, com 12 km de extensão concluídos. As melhorias vão impactar diretamente na captação de água no Rio Macaé (Captação Ponte do Baião), beneficiando mais de 150 mil moradores.

Na cerimônia, estiveram presentes: o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche; do presidente da Rio+Saneamento, Leonardo Righetto; do superintendente regional da Rio+Saneamento, Christian Portugal; além de representantes da Agenersa, da Prefeitura e Câmara Municipal de Rio das Ostras, entre outras autoridades.

"Esse momento marca a história do saneamento básico de uma das principais cidades da Região dos Lagos. Nós destinamos para Rio das Ostras mais de R$ 60 milhões, para ampliação de todas as etapas do processo de tratamento e distribuição, ou seja, para essas grandes obras e outras intervenções para melhorias do sistema, e com elas nossa capacidade de produção terá um aumento de água, que a partir de agora vão abastecer toda a cidade e por todo o ano, principalmente nos períodos de grande demanda como o verão, em que há um fluxo maior de pessoas pela cidade", destacou o presidente da Rio+Saneamento, Leonardo Righetto.

De acordo com Righetto, os investimentos da concessionária no município estão sendo concentrados em obras de extensões de rede de abastecimento, a substituição de redes antigas em diversos bairros e o combate às perdas de água, outro projeto importante nesse processo. "Contamos com cerca de 100 pessoas no programa Água de Valor, trabalhando exclusivamente nessa atividade dentro da cidade. Tivemos um percurso difícil, mas teremos um futuro com mais volume de água e qualidade de vida para toda a população de Rio das Ostras", concluiu.

O governador Cláudio Castro reforçou a importância de assegurar o abastecimento de água à população, garantindo dignidade aos moradores da região. "Quando pensamos em fazer essa concessão foi um processo muito complexo, mas a importância maior aqui é poder levar água para a casa das pessoas, dar dignidade à população, principalmente a do interior do estado. Tratamos aqui a perspectiva de um bem essencial e que agora vamos universalizar, que é a água. Parabenizo o grupo Águas do Brasil e a Rio+Saneamento, pois a entrega dessas obras hoje na cidade de Rio das Ostras é uma transformação na vida das pessoas", declarou.

Obras realizadas

A ampliação da Estação de Tratamento de Água é mais um avanço importante no projeto desenvolvido para o sistema de abastecimento de Rio das Ostras. Entre as intervenções, a ETA teve sua capacidade de tratamento aumentada com a instalação de quatro novos módulos metálicos, integrando um processo importante de produção na unidade. Com essa ampliação, a Estação passa a produzir mais água, elevando a capacidade de produção de 320 l/s para 600 l/s.

Além dos floculadores e dos decantadores, responsáveis pela remoção de partículas sólidas presentes na água bruta, a Rio+Saneamento construiu mais três filtros em concreto armado, que também ajudam a aumentar a capacidade de produção, e uma nova ilha de armazenagem destinada aos produtos químicos para tratamento da água. A concessionária ainda instalou quatro conjuntos de geradores de energia na Estação, para garantir mais segurança operacional e estabilidade no sistema, que permanece operacional, mesmo em caso de falta de energia na cidade.

O projeto conta ainda com a construção da nova adutora do Contorno, a substituição de cinco bombas da Elevatória de Água Tratada, duas novas bombas flutuantes na Captação, novos motores e inversores, além de um grande reservatório e de duas estações de bombeamento.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM