Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasília

Projeto de lei estabelece pena mais duras para quem cometer crimes durante estados de calamidade pública


Prisão de três a dez anos para quem saquear, extorquir, sequestrar, roubar, incendiar, mantiver em cárcere privado, depredar, provocar explosão cometer ato de terrorismo durante estado de calamidade pública. Esses crimes compõem um rol que integra um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. A medida, de autoria do deputado Sargento Gurgel (foto) altera a Lei de Segurança Nacional..

Autor do projeto, o deputado federal Sargento Gurgel (PSL-RJ) argumenta que criminosos vem agindo de maneira oportunista e cruel, em momentos de instabilidade e vulnerabilidade nacional, causando danos não só à integridade patrimonial e física das vítimas, mas também ofendem gravemente o Estado de Direito, na medida em que desrespeitam totalmente as normas e os direitos fundamentais dos cidadãos que se encontram desprotegidos nesses períodos de anormalidade.

O estado de calamidade pública, por ser uma situação excepcional, compromete a capacidade de ação dos governantes e coloca em risco a segurança da população.

As mudanças propostas no projeto de lei especificam que, se o crime resultar em lesão corporal grave, a pena aumentará até o dobro, e se houver morte, aumenta-se a reclusão até o triplo.

"Temos acompanhado uma sucessão de crimes, muitos lamentavelmente tirando a vida de cidadãos de bem e profissionais da segurança pública como ocorrido recentemente com o Cabo Cardoso no Rio de Janeiro. Marginais que, durante a pandemia de Covid-19, promovem caos social e levam pânico às famílias e trabalhadores. A legislação precisa ser dura com esses criminosos covardes e cruéis", justifica Sargento Gurgel.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!