TRE vai auditar urnas eletrônicas em Carapebus

Por Cezar Guedes em 26/10/2021 às 00:04:53

Para garantir a lisura das eleições suplementares de Carapebus, O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai instalar auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas. A ação será transmitida ao vivo pelo canal do TRE no Youtube. v. O sorteio das urnas, no sábado (6), também terá transmissão ao vivo no perfil oficial do TRE-RJ no Facebook.

Para a auditoria realizada na sede do TRE-RJ, cédulas de papel são previamente preenchidas com números dos candidatos reais que concorrem em Carapebus. Na mesma data e horário da votação oficial, ou seja, das 7h às 17h do domingo (7), integrantes da equipe de apoio da Comissão de Votação Eletrônica (Cave) irão digitar esses votos manuais na urna eletrônica sorteada na véspera. O objetivo da auditoria é mostrar que o resultado do boletim da urna eletrônica coincide com a apuração das cédulas em papel, o que comprova não haver desvio de votos para qualquer candidato.

O transporte da urna eletrônica do local de votação, em Carapebus, para a sede do Tribunal, na Capital, é escoltado pela Polícia Federal. Além disso, todas as etapas do procedimento de auditoria são filmadas e fiscalizadas pelo Ministério Público Eleitoral. Tanto a cerimônia do sorteio como a realização da auditoria são eventos públicos que contam com a presença de representantes dos partidos políticos, do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e da imprensa.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM