Inea desmonta sistema de abastecimento clandestino de água em Búzios

Por Cezar Guedes em 10/04/2022 às 21:47:13
Fiscais do instituto apreenderam materiais e lacraram permanentemente o local

Fiscais do instituto apreenderam materiais e lacraram permanentemente o local

Fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) localizaram na segunda-feira (4), por meio de denúncia anônima, uma estação de captação de água clandestina em Búzios, na Região dos Lagos. Situado no bairro Capão, o local também era utilizado para abastecimento de caminhões pipas.

A ação contou com o lacre de três poços artesianos utilizados para abastecer os caminhões, além da apreensão de materiais utilizados na exploração ilegal da água, como borrachas e bombas. "Nossa equipe atua constantemente para que atividades como essa não se sustentem. A colaboração da comunidade na denúncia dessas práticas, como nesse caso, também é essencial para que nosso trabalho seja feito da melhor maneira possível", pontuou Philipe Campello, presidente do Inea.

Além dos inúmeros riscos para a saúde no consumo dessa água, a captação clandestina se apresenta também como uma ameaça ao meio ambiente. "O impacto dessa exploração é, por exemplo, a contaminação do lençol freático caso a perfuração seja mal feita. Para que se possa explorar um recurso hídrico, é necessário uma outorga do Inea, que analisará as condições do local com um estudo de impacto ambiental", explicou Alexandre Pessanha, chefe de fiscalização do instituto.

O proprietário da estação não foi encontrado e os poços foram lacrados de forma definitiva pela equipe do órgão ambiental.


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM