Fraude de cota de gênero nas eleições 2020 pode levar a perda de mandato eletivo de vereador saquaremense

Por Cezar Guedes em 28/07/2022 às 21:56:26

Fraudar as eleições com candidaturas "laranja" ou fictícia de mulheres nos partidos políticos foi uma prática comum em algumas cidades da Região dos Lagos. Em Saquarema, o Ministério Público conseguiu provar que o Partido Republicanos, por meio de seu presidente à época, Ronaldo de Souza Azeredo foi conivente com a candidatura fictícia de Lua Gabrielle Lima Azeredo. O que levou o partido a ter todos os votos anulados.

A decisão, dada em primeira instância pelo juiz Felipe Lopes Alves Damico, da 62ª Zona Eleitoral de Saquarema, pode levar a perda do mandato do vereador Amarildo Alves de Oliveira, o Amarildo Orelha (foto), único candidato pelos Republicanos nas eleições proporcionais de 2020.
Segundo apurou o MP, por meio de Ação de Investigação Judicial Eleitoral, Lua, que teve zero votos, "não tinha intenção de engajar-se na campanha" para que o Republicanos não tivesse seu registro indeferido. Ela sequer prestou contas de suas "ações", agindo como se tivesse desistido do pleito.
Por causa disso, tanto Ronaldo como Lua não poderão concorrer pelos próximos 8 anos, contados a partir do pleito de 2020, a qualquer eleição.
Segundo a legislação eleitoral, é obrigatório os partidos políticos apresentarem mínimo de 30% de seus candidatos do gênero feminino. No Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP), o Republicanos apresentou seis mulheres - dos 19 candidatos que concorreram.
No entanto, a suposta fraude praticada pelo partido levou a anulação de todos os votos da agremiação.

Fraude de cota de gênero nas últimas eleições pode levar a perda de mandato eletivo de vereador saquaremense

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM