Vereador de Rio das Ostras é preso, acusado de fraude em licitação

Por Cezar Guedes em 06/07/2023 às 01:03:43
Divulgação/MPRJ

Divulgação/MPRJ

A pandemia deixou um legado de sofrimento, mortes e corrupção pelo País afora e Rio das Ostras não foi exceção. A prova disso foi a prisão do vereador Vanderlan Moraes da Hora, na manhã desta quarta-feira, dia 5. Ele foi alvo de uma operação conjunta envolvendo promotorias de justiça de Cabo Frio, Macaé, Silva Jardim e Capital, que investiga suposto crime de corrupção ativa cometido por Vanderlan, com anuência do ex- coordenador do Fundo Municipal de Saúde , Leônidas Heringer, no período da pandemia de Covid-19. Atualmente, Leônidas é secretário municipal de Saúde em Búzios.

Segundo o Ministério Público, Vanderlan teria oferecido cargo em comissão e percentual de notas fiscais emitidas a um servidor municipal.
Esse servidor era responsável por confeccionar termo de referência para licitações do setor de saúde. O esquema de corrupção envolvia as licitações desse setor em 2021, e tinha por objetivo um grupo farmacêutico que atua no Município.
Para "azar" de Vanderlan, o servidor fingiu aceitar a proposta, mas gravou toda a ação em uma gravação de vídeo, que foi encaminhada ao Ministério Público.
Curiosamente, à época dos fatos, Vanderlan integrava a Comissão Permanente de Saúde, na Câmara dos Vereadores.
A prisão do vereador foi decretada pelo Juízo da Comarca de Rio das Ostras, que também comunicou a Prefeitura de Búzios o afastamento de Leônidas do cargo de secretário de Saúde.

Em nota, o vereador Derlan, por meio do advogado Renato Ferreira de Vasconcellos, disse "que não cometeu nenhum dos crimes" e que "provará a sua inocência no curso do processo". Quanto à suposta fraude em licitação, explica ainda:

"Trata-se de suposta fraude em licitação perpetrada entre o Laboratório HJR FARMA e o então Presidente do Fundo Municipal de Saúde do Município de Rio das Ostras, Sr. Leônidas Heringer. A fraude teria ocorrido na época da pandemia, entre 2020 e 2021, quando o Sr. Leônidas Heringer ocupava a presidência do Fundo Municipal de Saúde, nomeado pelo Prefeito de Rio das Ostras, Sr. Marcelino da Farmácia. O Vereador afirma que apenas abordou um servidor da Secretária de Saúde para fiscalizar o serviço de exames laboratoriais, já que havia recebido uma denúncia na qualidade de Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. A denúncia relatava que de forma proposital, servidores da SEMUSA estariam retardando o pagamento de Notas Fiscais devidas a empresa e, como consequência, a qualidade do serviço estaria sendo imensuravelmente prejudicada. A defesa também afirma que já está tomando todas as providências judiciais para que o Vereador se defenda em liberdade", conclui o vereador, por meio do advogado.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM