Inea faz soltura de jacaré-de-papo-amarelo em parque estadual do Sul Fluminense

Por Cezar Guedes em 28/01/2024 às 00:01:01

Um jacaré-de-papo-amarelo foi solto por guarda-parques do Parque Estadual Cunhambebe, unidade de conservação ligada ao Inea e situado entre os municípios de Angra dos Reis, Rio Claro, Mangaratiba e Itaguaí, no Sul do estado. O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros numa área residencial na Praia do Saco, em Mangaratiba.

Após o resgate, os agentes ambientais foram acionados para realizar o manejo do animal, que passou por uma avaliação médica e foi devolvido à natureza.

"Ações como essa ressaltam a importância da colaboração da população e do trabalho integrado com outros entes para que possamos atuar em prol da conservação da fauna fluminense de forma bem-sucedida", afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

O réptil, com ampla distribuição pelo sudeste da América do sul, habita em rios, mangues e áreas alagáveis.

"Poder garantir que animais silvestres sejam resgatados e soltos na natureza, em seus habitats naturais, faz com que aumentem suas chances de sobrevivência, garantindo, assim, a manutenção das relações ecológicas que desempenham, e consequentemente da preservação da riqueza natural do nosso bioma Mata Atlântica" disse Ana Carolina Maia, gestora do parque.

Os agentes ambientais ressaltam que é perigoso aproximar-se com este tipo de réptil. O melhor a fazer é comunicar o Corpo de Bombeiros ou contactar alguma unidade de conservação mais próxima

Com área de 38.053 hectares, o Parque Estadual Cunhambebe (PEC) abrange parte dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí. A finalidade principal da criação do PEC, que ocorreu no ano de 2008, foi assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da região sul fluminense da Serra do Mar, permitindo a conectividade entre os maciços da Bocaina e do Tinguá, preservando montanhas, cachoeiras e demais paisagens notáveis.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM