Operação de combate a irregularidades ambientais é realizada pelo Inea em Silva Jardim

Por Marina Araújo em 04/03/2024 às 09:51:07
Divulgação/Inea

Divulgação/Inea

Na última sexta-feira (1), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João, realizou uma operação de combate à irregularidades ambientais em Silva Jardim. A ação — desencadeada a partir de uma denúncia recebida — incluiu a busca por captação clandestina de água, lançamento irregular de efluentes, movimentação irregular de solo e intervenções em recursos hídricos no município.

Em Aldeia Velha, distrito de Silva Jardim, foram identificadas diversas fontes de captação irregular de água, além de poços sem outorga para direito de uso de recursos hídricos. Os técnicos vistoriaram a área informada na denúncia e notificaram os responsáveis a regularizarem as captações e a solicitar o requerimento de licença ambiental junto ao Inea, órgão responsável.

A equipe flagrou ainda, em outro trecho do distrito, propriedades e empresas que não tinham a Faixa Marginal de Proteção (FMP) dos recursos hídricos demarcada pelo órgão ambiental estadual. Os proprietários foram notificados para que regularizem a situação, procurando o órgão ambiental estadual para requerer a demarcação da FMP.

Na localidade de Coqueiros, os técnicos embargaram uma obra de movimentação de terra e intervenção em corpo hídrico sem as devidas licenças ambientais. Durante a ação, uma máquina retroescavadeira e uma motosserra foram apreendidas e o responsável pela área foi autuado.

"Ações como essa confirmam a importância de um trabalho integrado entre o poder público e a sociedade, que contribui denunciando crimes ambientais. É a partir dessa integração que conseguimos realizar um trabalho eficaz em prol da proteção da biodiversidade fluminense", ressaltou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM