TSE julga recurso de ex-prefeito de Búzios nesta quinta-feira

Por Cezar Guedes em 06/03/2024 às 20:18:59

O futuro político de Alexandre Oliveira (PL), ex-prefeito de Búzios, será decidido nesta quinta-feira , dia 7, pelos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral.

Afastado do cargo por suposto abuso de poder econômico ocorrido nas eleições de 2020, Alexandre Oliveira espera reverter a decisão da ministra relatora do TSE Isabel Galloti que decidiu manter a cassação de seu diploma, confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral em setembro de 2022.

A decisão de cassação de mandato também abrangeu o vice-prefeito Miguel Pereira de Souza. Cinco dos sete desembargadores do TRE foram favoráveis à cassação. Os demais votaram a favor de Alexandre.

Nas eleições de 2020, a Justiça Eleitoral interceptou um carro com material de propaganda, tabela de gastos e dinheiro em espécie, que, segundo as denúncias, seriam utilizados por Alexandre Oliveira para fazer "boca-de-urna".

Caso consiga vencer no TSE, o que é muito difícil, Alexandre Oliveira volta ao cargo. Se der a lógica e perder, Búzios continua tendo como prefeito interino o atual presidente da Câmara Municipal.

Nesse cenário, o povo deverá voltar às urnas e eleger em eleição suplementar um novo prefeito, que ocupará um mandato tampão até as próximas eleições municipais, em outubro deste ano.


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM