Vereador Wellington Santos se destaca por atuação política inclusiva e humanizada em Casimiro de Abreu

Por Marina Araújo em 21/03/2024 às 11:37:09
Divulgação

Divulgação

Em seu primeiro mandato em Casimiro de Abreu, o vereador Wellington Santos de Azevedo tem se destacado pela atuação inclusiva e humanizada e a preocupação em propor matérias que impactem positivamente na qualidade de vida da população casimirense nas mais diversas áreas.

Wellington Santos é o primeiro parlamentar na história recente do município a implantar um Gabinete Avançado para atender aos moradores em Casimiro de Abreu e no distrito de Professor Souza, garantindo mais acessibilidade e acolhimento no recebimento das demandas dos munícipes. Ao todo, mais de 3800 pessoas já foram atendidas pelo vereador e seus assessores nos primeiros três anos de mandato. O objetivo do Gabinete Avançado é aproximar a comunidade do poder público, sempre buscando soluções para os problemas da população.

Até o início de 2024, o vereador foi responsável por 301 matérias apresentadas na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. O número — que inclui indicações, projetos de lei, requerimentos e outras atividades parlamentares — totaliza mais de 28% do total de matérias apresentadas por todos os vereadores do município.

Desde o início do mandato, o parlamentar esteve presente em 210 sessões legislativas, o que representa uma frequência de 84,68% e o destaca como um dos vereadores com maior assiduidade na Câmara de Vereadores.

Inclusão social, combate à pedofilia e à exploração sexual infantil, combate à violência contra a mulher, melhorias na saúde, segurança e valorização do servidor público são algumas das pautas defendidas por Wellington Santos.

As Leis 2165/21 e 2152/21 são de autoria do vereador. A primeira impede a contratação de pessoas condenadas por crimes sexuais contra crianças ou adolescentes para cargos comissionados no Poder Público Municipal. Já a segunda proíbe a contratação de pessoas condenadas por violência doméstica ou familiar praticada contra a mulher.

É de sua autoria, ainda, a indicação 474/23, que criou o Comitê de Segurança Escolar. Formado por representantes da comunidade, segurança pública, OAB, secretarias municipais e profissionais da educação, o comitê age diretamente na prevenção das situações de violência nas escolas públicas e privadas do município.

Também foi através de uma indicação do parlamentar e de ofício enviado por seu gabinete ao prefeito que o poder executivo municipal encaminhou o Projeto de Lei responsável por implementar o Auxílio Emergencial Terra do Poeta. O auxílio beneficiou cerca de 3 mil famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de COVID-19.

Outro grande projeto desenvolvido por Wellington Santos é a criação da Agrovila, que vai contribuir diretamente para a geração de trabalho e renda em Casimiro de Abreu. As indicações 1036 e 1037/21, de autoria do parlamentar, solicitam ao poder executivo municipal a desapropriação de uma área de terra e elaboração do projeto para a criação do Assentamento Municipal Agrovila, que será o primeiro da história do estado.

A Prefeitura, em parceria com o ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro), já está trabalhando para executar a Agrovila, que beneficiará inúmeras famílias. A área disponibilizada para o assentamento ficará ao lado da futura Zona Especial de Negócios e será dividida em lotes para abrigar as famílias de agricultores que vão produzir no local.

Comprometido em entender as necessidades da população e valorizar a abertura de diálogo com o povo casimirense, o vereador trabalha para conquistar cada vez mais benefícios para os moradores e melhorias para o município.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM