PF E MPF FAZEM OPERAÇÃO EM CABO FRIO

Operação Exam apura ilícitos na aquisição e baixa de medicamentos; no pagamento de exames de sangue; e em fraudes em licitação para o combate à Covid-19

Por Cezar Guedes em 15/06/2020 às 12:34:36
 Objetivo é investigar suposto esquema de desvio de recursos da área de saúde em Cabo Frio

Objetivo é investigar suposto esquema de desvio de recursos da área de saúde em Cabo Frio

Cabo Frio virou alvo da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) devido a suposto esquema de desvio de verbas federais no setor de Saúde. Na manhã de hoje (15), agentes desses órgãos em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) realizam no Município a Operação Exam.

A CGU identificou indícios de fraudes em compras e baixas de medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2018, além de duplicidade nos pagamentos de exames de sangue. O prejuízo estimado é de R$ 7 milhões.

Outras evidências de fraudes foram reveladas na aplicação de recursos para o combate da Covid-19, por meio do Hospital Unilagos. Há possibilidade dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude ao caráter competitivo da licitação, peculato e associação criminosa. Cabo Frio – um dos municípios da região mais afetados pela Covid - já recebeu R$ 55.996.906,61 repassados pelo SUS em 2020.

Diligências

A Operação Exam consiste no cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Miracema e Serra (ES). O trabalho conta com a participação de 16 auditores da CGU e de 90 policiais federais.

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém o canal Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção "Não identificado".

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM