O DIA DO TRIGO

O trigo é cultivado pelo homem, há mais de 8 mil anos. Para se tornar a farinha branquinha que conhecemos, o trigo passa por vários processos de moagem / GB Imagem

O trigo é tão importante na alimentação humana, que até tem seu dia. O Dia do Trigo é comemorado no dia 10 de novembro. O trigo é cultivado em todo mundo. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão. A China é a maior produtora de trigo do mundo, seguida pela Índia, Rússia e Estados Unidos. O trigo é cultivado há mais de 8 mil anos pelo Homem. Denomina-se moagem de trigo o processo de retirada do endosperma ou farinha do grão de trigo. O endosperma compõe cerca de 75 a 80% do total do grão, para se separar esse endosperma da casca ou farelo, o grão deve ser submetido à uma umidificação seguida de um repouso, o qual é determinado pela dureza do grão.

Esse repouso do trigo faz com que o farelo se torne flexível e friável, possibilitando assim a retirada de farinha, que fica agregada ao mesmo. Para separar o endosperma da casca podem ser utilizados rolos de moagem em bancos de cilindros, seguidos de uma peneiração em peneiradores. Os grãos passam diversas vezes pelos rolos até que se consiga fazer uma separação completa, para os grãos inteiros ou com grande quantidade de farelo agregado é utilizado rolos raiados.

Durante as primeiras passagens pelos rolos raiados se tem a geração de sêmolas ou partículas de endosperma que variam de 200 a 1000 mícrons de tamanho, abaixo desse range já pode ser classificado como farinha e acima retorna novamente ao banco de cilindro para posterior moagem, seguida de peneiração e assim sucessivamente até que se retire todo endosperma agregado ao farelo. As sêmolas por sua vez passam pelo sassor onde são classificadas de acordo com sua pureza e seguem para bancos de cilindros com rolos lisos, para serem reduzidas, após isso são peneiradas novamente, voltam aos cilindros para serem comprimidas, assim sucessivamente até estarem na granulometria de farinha ou farelo.

Confira também

Cirurgia de correção pode ser a solução para aumentar a autoestima

Quando os procedimentos estéticos e os cremes não conseguem resolver, a alternativa é buscar auxílio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *