Indústria do estado recupera 42% dos empregos nos meses mais afetados pela pandemia

Por Cezar Guedes em 03/12/2020 às 13:31:28
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

A indústria fluminense recuperou 42,3% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho, período de auge da pandemia da Covid. Este é o levantamento feito pela Firjan divulgado na plataforma Retratos Regionais . Como exemplo, a Firjan, cita a Região dos Lagos que citou o outubro como o quarto mês consecutivo de saldo positivo de empregos formais (+1.148) nos quatro grandes setores (comércio, indústria, serviços e agropecuária) e também o mês com melhor desempenho no acumulado do atual semestre. Quem mais empregou no período foi serviços (+946), seguido do comércio (+454). Pelo terceiro mês seguido (agosto a outubro), Cabo Frio segue como o município que mais gerou empregos na região.

A análise geral do setor industrial do Estado do Rio, que contempla a indústria de transformação, extrativa, de construção e Serviços Industriais de Utilidade Pública, mostra que foram perdidas 36.010 vagas de março a junho e recuperadas 15.225 entre julho e outubro. A Firjan destaca o desempenho dos segmentos de produtos de metal e de produtos de borracha e de material plástico, que não só recuperaram os postos de trabalho perdidos como criaram outras vagas.

O comércio recuperou de julho a outubro 31% dos postos de trabalho perdidos. Já o setor de serviços ainda apresenta saldo negativo no acumulado desde julho (-5.142), período considerado pelo indicador de Retomada dos Empregos, da plataforma Retratos Regionais.

Estado do Rio acelera ritmo de contrações em outubro e comércio é setor que mais abriu vagas

O estado do Rio acelerou o ritmo de contratações em outubro e apresentou saldo de 16.271 novos postos de trabalho com carteira assinada, quase o dobro do registrado em setembro (+8.966) e mais que o triplo de agosto (+5.152).

O comércio foi o setor que mais abriu vagas (+7.559), impulsionado pelo comércio varejista de vestuário e acessórios (+1.056). A indústria abriu 4.813 postos de trabalho e, o setor de serviços, 3.875. Na agropecuária o saldo foi de 24 novas vagas em outubro.

Construção civil e moda puxam retomada industrial em outubro

No setor industrial, a indústria de transformação foi a que mais contratou em outubro (+2.945), seguida pela construção civil (+1.707) e pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública (+307). A indústria extrativa teve saldo negativo (-146).

Em linha com o desempenho do comércio, confecção de artigos do vestuário e acessórios (+828) foi o segmento da indústria de transformação que mais contratou em outubro. Na sequência, aparecem manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+670); produtos de borracha e de material plástico (+365); produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, (+354) e Produtos Alimentícios (+348).

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM