Um grande artista

Aos 39 anos, Thiago Fragoso coleciona personagens de sucesso que marcaram a dramaturgia brasileira

Por Cosme N Braga em 29/04/2021 às 13:12:32
Além das novelas e de cantar, Thiago Fragoso tem uma carreira artística marcada por atuações no cinema e no teatro, sendo que no palco foram mais de quinze encenações / João Miguel Jr-RG

Além das novelas e de cantar, Thiago Fragoso tem uma carreira artística marcada por atuações no cinema e no teatro, sendo que no palco foram mais de quinze encenações / João Miguel Jr-RG

Ele iniciou a carreira artística quando ainda era um menino, no ano de 1989, e desde então coleciona personagens marcantes. Estamos falando de Thiago Fragoso que atualmente está no elenco de "Salve-se Quem Puder" interpretando o Alan, um viúvo, advogado "bom moço" que fez da ética a sua bandeira de trabalho. No entanto, tudo na vida tem o outro lado. A dedicação ao trabalho absorve o tempo e a energia de Alan e isso reflete no relacionamento dele com os filhos, Tarantino (Daniel Rangel), Queen (Alice Palmar) e Mosquito (Ygor Marçal), apesar de ele ser um pai bastante amoroso.

A história de "Salve-se Quem Puder" estreou em janeiro do ano passado, mas precisou ser interrompida em março daquele ano, após a exibição de 54 capítulos, devido à pandemia do novo coronavírus. A partir do segundo semestre de 2020, as gravações foram retomadas e o último capítulo foi gravado no dia 17 dezembro, emocionando não somente Thiago Fragoso, mas todo o elenco. Em março deste ano, a novela voltou a ser mostrada desde o primeiro capítulo.

Falando agora de Thiago Fragoso como ele mesmo, a inclinação artística se manifestou muito cedo em sua vida. Aos oito anos ingressou em um grupo de teatro amador no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. E a profissionalização ocorreu em 1994 quando atuou no musical "Os Sinos da Candelária" que era baseado no massacre dos meninos de rua ocorrido no ano anterior. Vale dizer que a arte de atuar sempre foi muito ligada à outra paixão de Thiago, a música.

Nascido Thiago Neves Fragoso, em 01 de novembro de 1981, a formação profissional de Thiago Fragoso passou por duas renomadas companhias teatrais do Rio de Janeiro, sendo que ele sempre buscou aperfeiçoar-se através de cursos de interpretação, expressão corporal, dança e canto.

Em 1998 morou durante um ano no Alabama, Estados Unidos, onde estudou e teve aulas de literatura americana e inglesa. Lá também participou de diversas montagens teatrais. O primeiro trabalho na Globo foi "Malhação" interpretando Carlos Alberto, mas a estreia em novelas foi na Bandeirantes, no folhetim "Perdidos de Amor".

Como cantor, gravou uma música para a versão brasileira da trilha sonora do filme "High Scholl Musical 2", a "Você é a Música em Mim", em parceria com Itauana Ceribelli. A interpretação da dupla agradou tanto que acabou sendo mostrada nos canais da Disney do mundo inteiro. E também participou com muito sucesso de uma das edições do reality global "Popstar".

No total, participou de mais de trinta produções na televisão, vários espetáculos teatrais e inúmeros filmes, sendo que o mais recente foi "O Galã", em 2019, dirigido por Francisco Ramalho Jr. O ator também é um dublador de primeira, destacando seu trabalho dublando Jack Frost, em "A Origem dos Guardiões".

É bom lembrar que o sucesso e reconhecimento vieram quando fez o Nando, em "O Clone", um rapaz de classe média que foi envolvido pelas drogas; o personagem foi um dos instrumentos usados por Glória Perez para falar sobre a questão da dependência química e como isso afeta as famílias dos usuários de drogas. Ao longo de sua atuação nas novelas globais, interpretou protagonistas, merecendo destaque "O Profeta" pela qual ele ganhou o "Prêmio Contigo 2007" de Melhor Ator. E tem ainda o Niko, de "Amor à Vida", um homossexual, pelo qual ganhou dois prêmios de Melhor Ator Coadjuvante.

Nascido loiro, cabelos naturalmente encaracolados e olhos claros, esta é a fórmula perfeita para encantar o público feminino, mas o ator é calmo e lida com a fama de modo natural. Avesso às badalações, na vida real desde 2005 ele é muitíssimo bem casado com a atriz Mariana Vaz, com quem tem o filho Benjamin, de dez anos.

Em 28 de janeiro de 2012, Thiago Fragoso e Danielle Winits sofreram um acidente durante apresentação do musical "Xanadu" dirigido por Miguel Falabella. Eles caíram de cerca de cinco metros de altura quando encenavam um voo no musical. Danielle sofreu um corte na boca e Thiago teve fraturas múltiplas em seis costelas, perfuração de pulmão entre outras consequências nada agradáveis. O ator precisou passar por uma cirurgia através da qual recebeu três próteses de titânio nas costelas e teve o diafragma e os músculos intercostais reconstituídos. Para alegria das fãs, Thiago restabeleceu-se bem e retomou a carreira artística; continua fazendo sucesso, inclusive como cantor. Ele faz parte da banda, "Poesia da Gaia", na qual é vocalista.

Pode-se dizer que Thiago Fragoso não se intimida diante dos desafios que o trabalho artístico impõe. E tem mais, recentemente ele revelou uma curiosidade a seu respeito. Trata-se de uma espécie de talento escondido. Thiago Fragoso gosta de somar números e reduzir a tal soma a apenas um dígito. E ator faz isso com todas as sequências de números com a qual se depara no dia a dia. É, cada um com sua mania!

Comunicar erro
Anazon-Moda e Beleza