Riso solto e muito talento, as marcas de Maria Clara Gueiros

Prestes a estrear numa plataforma de streaming, a atriz e comediante comemora a nova fase de sua carreira

Por Cezar Guedes em 25/03/2022 às 00:27:08
Riso solto e alegria são as marcas registradas de Maria Clara Gueiros. Aqui ela aparece ao lado de Angélica, em um dos episódios do programa

Riso solto e alegria são as marcas registradas de Maria Clara Gueiros. Aqui ela aparece ao lado de Angélica, em um dos episódios do programa "Simples Assim", mostrado pela Rede Globo

Leve como uma brisa, Maria Clara Gueiros está comemorando a nova fase em sua carreira. Após 17 anos atuando na emissora da família Marinho, ela não tem mais contrato de exclusividade com a Globo e, assim, está alçando novos voos. Em breve, ela estreará na tela da HBO Max na série de humor "Mundo da Luna", contracenando principalmente com Marina Moschen.

Emprestando todo seu talento e humor que caracterizam suas atuações, Maria Clara Gueiros aparecerá interpretando uma jornalista experiente que tem muita dificuldade com as mídias digitais e por isso causará grande confusões para uma novata na carreira – vivida por Marina Moschen - que, além de muito idealista, "sabe tudo" sobre os moderníssimos modos de comunicação. Promete sucesso.

Numa entrevista recente, ela falou sobre a sua saída da emissora. "A TV Globo está nesse momento de não ter contrato fixo com ninguém. Eu já sabia que isso ia acontecer porque aconteceu com todos os meus amigos. Não foi um choque. Antes mesmo de o contrato acabar, já tinha vários convites. Não deu nem tempo de ficar preocupada. Já tinha 39 anos quando entrei na TV. Minha vida pregressa era ralação. Estou acostumada. Ficar lá foi uma megassegurança, mas não olhei aquilo como o padrão da minha vida. Temos de batalhar", esclareceu a atriz. E sobre a sua empreitada, desta vez na HBO Max, ela disse: "É um presente. Sem monopólio, um mercado totalmente aberto, fazer trabalhos fora daquele formato antigo da TV. Amo trabalhar. Quanto mais proposta vier, melhor".

Mas, voltando a falar da carreira de Maria Clara Gueiros, ela é bailarina desde sempre e começou na carreira artística dançando. E muito bem. Nascida em 1965, a artista estuda e pratica a dança contemporânea desde a infância. A sua primeira atuação como bailarina foi no espetáculo "Na Cola do Sapateado", que ficou em cartaz durante oito anos – de 1987 a 1995.

Paralelamente ao teatro, e com o sorriso solto no rosto, ela de formou em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mas o seu lado de artista falou muito mais alto. Decidiu que seria atriz. Formou-se em Teatro pela escola "Teatro O Tablado" e subiu ao palco, daí como atriz, em peças como "Na Festa de Babete Menina", "Cinderela", "Lô Abre a Porta", entre outros. Era década de 1990.

A estreia nas novelas aconteceu em "O Clone", interpretando Graça, que trabalhava na casa dos personagens vividos por Victor Fasano e Beth Goulart. Para quem quiser conferir a performance da atriz, a novela "O Clone" está sendo reprisada pela Globo no "Vale a Pena Ver de Novo".

Logo depois, praticamente emendando um trabalho ao outro veio "Mulheres Apaixonadas" e "Papo Irado" e "Sob Nova Direção".

No entanto, foi no humorístico "Zorra Total" que ela ganhou maior notoriedade, interpretando vários personagens. Quem não se lembra do bordão: "Vem cá, te conheço", usado por Laura, um de seus papéis icônicos. Ficou no ar de 2004 a 2007. E falando no humorístico, Maria Clara também atuou no "Zorra", fazendo diversos papéis.

Depois, participou de "Minha Nada Mole Vida", "Casos e Acasos" e "A Diarista". E ainda em outros humorísticos. O seu trabalho nas novelas sempre misturou o trágico e o cômico. Vale a pena citar, "Beleza Pura", "Caras & Bocas", "Insensato Coração", "Lado a Lado", "Babilônia" e bem recentemente "Nos Tempos do Imperador", fazendo Vitória Milmann Martinho, a filha já adulta de Anna (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede), da novela "Novo Mundo". Vitória entrou na história de "Nos Tempos do Imperador" como arqueóloga que tinha a missão de auxiliar a Imperatriz Teresa Cristina (Letícia Sabatella) no seu museu particular.

Sobre este seu último trabalho, a atriz comentou a cena na qual Vitória e Clemência (Dani Barros) trocam um beijo lésbico. "Foi um prazer. É uma bandeira que acho importantíssima de levantar, falar a favor do envolvimento entre pessoas do mesmo sexo. As cenas foram feitas com muita beleza e cuidado. Me emocionei muito", relembrou ela.

No período de 2015 a 2020, apareceu na nova versão do "Escolinha do Professor Raimundo" na pele da ingênua Cândida.

Contabilizando todo o seu trabalho, a atriz e comediante deixou sua marca em mais de 20 filmes, 21 espetáculos teatrais, como dançarina e atriz, e 22 produções para a televisão.

Muito discreta na vida real, é muito difícil flagrar Maria Clara em alguma badalação, a menos que seja por motivo de trabalho. Ela faz questão de ficar bem longe dos holofotes e também das redes sociais. Ela já foi casada com o pesquisador e consultor Bernardo Jablonski, com quem tem dois filhos, João e Bruno. Mas, não expõe a sua família de nenhum modo.

Agora, os fãs do seu sorriso esperam pela estreia na HBO Max. Promete repetir a sempre excelente performance que mostrou nas atuações anteriores. É esperar e conferir.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM