O "Natal Luz de Gramado" continua produzindo encantamento

A 38ª edição da tradicional festa da Serra Gaúcha não perde o brilho e traz atrações especiais para comemorar o Natal 2023

Por Marina Araújo em 21/11/2023 às 05:38:39
A

A "Fantástica Fábrica do Natal" é um espetáculo musical que conta a história de uma criança que conhece o poder do "acreditar" através de um anjo / Cleiton Thiele-Serra Press

O Natal mais famoso do Brasil já está rolando em Gramado, na Serra Gaúcha, e vai até 21 de janeiro. Final de ano – Natal e Ano-Novo – é sempre tempo de celebrar a esperança, deixar de lado o pessimismo e acreditar que tudo pode ser melhor. E, tendo em vista a situação do mundo pós-pandemia, é preciso reforçar a esperança em tempos melhores. Nada melhor do que renovar as energias passando alguns dias curtindo os feriados de final de ano em clima de Europa. Uma boa opção para incrementar o seu passeio é hospedar-se nas cidades vizinhas a Gramado, visitar os arredores durante o dia e, à noite, divertir-se com as atrações natalinas em Gramado.

A primeira edição do Natal Luz aconteceu há trinta e oito anos e, desde então, a cidade vem aprimorando a festa que se transformou em espetáculo.

Tem programação para todos os dias da semana. O ponto alto da festa é o "Show de Acendimento das Luzes". Todos os dias, às 20 horas, o público se une em pensamento positivo para gerar a energia necessária para o funcionamento da usina de força pilotada por funcionários mágicos e é o próprio Papai Noel quem aciona as luzes e toda a cidade se ilumina. E, durante todo o dia, estão disponíveis várias atrações que acontecem em pontos diferentes da cidade.

A atração "O Reino do Natal" foi repaginado neste ano, mas continua repleta de magia e beleza, com rica cenografia natalina e pockets shows, com as mais variadas performances artísticas ao vivo, em cinco cenários diferentes. Uma imersão na história natalina com transformação completa de cenários e encanto, um verdadeiro parque cheio de soldados, guardiões, brinquedos, florestas, luzes, efeitos e muita música. Uma atração vibrante para a família toda se divertir e se emocionar dentro da programação do Natal Luz de Gramado. De segunda à domingo, exceto às terças-feiras, em horários diversos.

Outra atração da cidade é a Rua Coberta, normalmente é muito visitada pelos turistas, mas nessa época do ano torna-se ainda mais atrativa por causa dos shows de música, dança e teatro que acontece todos os dias.

A Praça das Etnias abriga a "Vila de Natal", "A Casa do Papai Noel" e "Boneca Encantada", entretenimentos disponíveis todos os dias da semana.

Uma experiência para guardar na memória. O show "Nativitaten" é um espetáculo grandioso e um dos momentos mais significativos do Natal Luz de Gramado. "Nativitaten" é a lembrança do nascimento de Cristo. É comungar com as pessoas a vida, a emoção, a fé e a esperança. O encanto do Natal Luz mais iluminado que nunca, para restaurar a esperança e os corações de amor para o novo ano que se anuncia. Um espetáculo cheio de magia, no qual o lago, palco deste espetáculo, se transforma num cenário encantador que flutua sob as águas numa dança de efeitos pirotécnicos e cheio da mais pura emoção natalina.

Show encantador, que vai conduzir a plateia por uma viagem inesquecível, através de um enredo musical de belíssimos arranjos do cancioneiro mundial interpretados por um elenco de belas vozes reconhecidas internacionalmente. Está disponível às quintas e sábados, sempre às 21h00.

Aos domingos, às 21h00, tem o "Grande Desfile de Natal", um show com muitas emoções para toda a família. Quando abrir as portas da magia e das memórias, os elementos mais emblemáticos do Natal irão invadir os corações com sentimentos maravilhosos, despertar lembranças e aquele olhar de criança que habita em cada um de nós. Tudo isso com uma cenografia rica e renovada, lindos e novos carros alegóricos, figurinos grandiosos, muita luz, uma linda trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino que trazem diversão, beleza e encantamento.

Já a "Fantástica Fábrica de Natal" acontece às sextas-feiras. Um emocionante espetáculo musical que conta a história de uma criança, que é levada por um anjo, para a Fantástica Fábrica de Natal e lá conhece o poder do "acreditar". Essa nova energia promove a mágica natalina: bonecas ganham vida, soldadinhos dançam, trenzinhos correm, duendes andam de ponta cabeça. Com a chegada do Papai Noel e suas renas, o encanto se completa e ambos partem de trenó para encontrar crianças de todo o mundo. A novidade deste ano no palco da atração é "Light of Christmas", show com a Orquestra Sinfônica de Gramado apresentando as mais tradicionais trilhas sonoras que completam a beleza da atração.

No dia 26 de novembro acontece a "Corrida e Caminhada do Noel", que visa incentivar a prática de atividade física, novos hábitos saudáveis e cuidado com a saúde de forma temática, através de um turno de evento esportivo e comemorativo. Como incentivo, serão oferecidas medalhas de participação, para todos os inscritos, e troféus para premiação, por categoria da modalidade de corridas de 9 km e 4 km e caráter participativo para Corrida Kids e Caminhada com entrega de medalhas.

Na Avenida Borges de Medeiros, o coração de Gramado, os mais cativantes personagens convidam o público para o despertar da magia, na "Parada de Natal". A banda dos soldadinhos de chumbo invade o espaço, com clássicos da música natalina, junto com Papai Noel e seus ajudantes acrobatas e malabaristas. Muita alegria, coreografias, atuação e interação com o público, apresentações de tirar o fôlego com tanta alegria, sorrisos e música. O evento ocorre nas sextas e sábados, às 15 horas. A atração é gratuita e conforme o clima do dia, corre o risco de ser cancelada.

A encantada Vila de Natal, localizada na Praça das Etnias, recebe expositores locais e seus produtos artesanais natalinos. Diariamente de forma gratuita, das 9 às 21 horas, a Vila de Natal está aberta, decorada e repleta com boas energias para os visitantes se divertirem. É lá que fica a casa do Papai Noel.

Para quem decidiu viajar até Gramado, a melhor maneira é seguir o roteiro informativo de todos os shows e locais onde eles acontecem que podem ser acessados pela

Internet. Lembrando que existem algumas atrações gratuitas, mas a maioria dos espetáculos é paga e requer a compra de ingressos antecipadamente. No entanto, se não quiser conferir os shows, as ruas do centro da cidade já constituem um espetáculo a céu aberto, com sua maravilhosa decoração.

E o que dizer da culinária local? Todos os pratos são inspirados principalmente na cozinha alemã e italiana. E não deixe de provar o chocolate que tem em Gramado.

Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souvenires. Imperdível ainda é uma visita às lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros.

Outro ponto que deve ser visitado é a Casa do Colono, que fica na Avenida Borges de Medeiros. Ali pode ser encontrado o melhor da culinária típica daquela região, entre geleias, bolos, pães e cucas confeccionadas na hora, em fornos à lenha instalados naquele local. Imperdível.

Faça as malas e programe a sua viagem. Vá curtir o final de ano em Gramado!


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM