Um grande sucesso chamado "Que Rei Sou Eu"

Por Cezar Guedes em 12/03/2020 às 13:40:23
No elenco de

No elenco de "Que Rei Sou Eu" estavam Tereza Rachel, que vivia a Rainha Valentina, e a saudosa Dercy Gonçalves que interpretava a divertida Rainha Mãe / Arquivo GB Imagem

"Que Rei Sou Eu", novela de Cassiano Gabus Mendes, foi grande sucesso na tela da Globo no final da década de 80. Em 2012, repetiu o sucesso de audiência quando foi reprisada no canal pago Viva.

O ano de 1989 foi uma época de efervescência política. O Brasil estava prestes a eleger um novo presidente da República e há muito tempo não havia tanta liberdade para se falar ou escrever sobre política. O saudoso Cassiano Gabus Mendes soube aproveitar bem o momento e escreveu a novela "Que Rei Sou Eu?", uma sátira à situação política a qual o País atravessava.

O reino fictício de Avilan era um país decadente em finais do Século XVIII e se via às voltas com os problemas causados pela morte do seu rei. O reino precisava de um sucessor, só havia um filho bastardo e este não se deixaria corromper pelos conselheiros da rainha, interpretada por Thereza Raquel. O jeito encontrado pelo malévolo conselheiro Ravengar (Antonio Abujamra) foi colocar um mendigo no trono enquanto que o verdadeiro herdeiro iniciava uma guerra para tomar o poder.

A trama toda foi marcada pelo humor escrachado. O desfile de reis, rainhas, nobres e plebeus na tela conquistou o público, que conseguia identificar os temas atuais, como corrupção, troca da moeda, burocracia, injustiças sociais e a sucessão do poder na trama.

Algumas interpretações em "Que Rei Sou Eu?" marcaram a história das novelas da Globo. É o caso, por exemplo, de Thereza Raquel na pele da cômica Rainha Valentina, e a Rainha-Mãe, interpretada pela Dercy Gonçalves nos últimos capítulos da novela.

O romance ficou por conta do triângulo amoroso interpretado pelos atores Giulia Gam, uma pobre camareira, Edson Celulari, o príncipe bastardo e Nathália do Valle, uma nobre decadente. Tatu Gabus também fez muito sucesso na pele do mendigo Pichot, que virou rei da noite para o dia.

Outro destaque foi Carlos Augusto Strazzer que nesta trama fez sua última participação em novelas. O ator faleceu em 1993.

Exibida entre fevereiro e setembro de 1989, no elenco de "Que Rei Sou Eu?" estavam ainda Stênio Garcia, Jorge Dória, Cláudia Abreu, Daniel Filho, Marieta Severo, Vera Holtz, Isis de Oliveira, John Herbert, Laerte Marrone, Carla Daniel, Aracy Balabanian, Edney Giovenazzi, Milla Moreira, Oswaldo Loureiro, Guilherme Leme, Ítala Nandi e Gianfrancesco Guarneiri, entre outros nomes.

Sem dúvida, essa é uma das novelas que merece remake.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM