Costela de Ano-Novo

Por Cezar Guedes em 23/12/2020 às 20:48:52
Costela de Ano-Novo pode ser servida como prato principal. Vai bem acompanhada de arroz, farofa e salada verde / GB Imagem

Costela de Ano-Novo pode ser servida como prato principal. Vai bem acompanhada de arroz, farofa e salada verde / GB Imagem

Ingredientes: 2 quilos de costelas de porco; sal e pimenta-do-reino a gosto; 1 colher (chá) de alecrim; 4 maçãs vermelhas; 20 ameixas sem caroços; 2 copos de cerveja; 1 colher (chá) de maisena.

Preparo: Tire o excesso de gordura das costelas e tempere com o sal e pimenta. Unte uma fôrma com manteiga, ponha as ameixas e a maça cortadas em rodelas bem grossas. Sobre as frutas, coloque a costela, com o lado mais gorduroso para cima, e despeje sobre a carne 1 colher (sopa) de cerveja. Leve ao forno moderado por 80 ou 90 minutos. Tire a costela da fôrma e acrescente o restante da cerveja, mexendo sempre. Junte a maisena dissolvida em água e leve ao fogo na própria fôrma até que engrosse. Sirva a costela com o molho em separado e acompanhada de repolho roxo refogado e batatas cozidas.

Frango com Recheio Verde

Ingredientes: 1 frango grande; manteiga, sal e pimenta-do-reino a gosto; 700 gramas de espinafre; 1 maço de salsinha; 400 gramas de presunto cozido; 2 fígados de galinha aferventados; 300 gramas de farinha de rosca; 3 dentes de alho; 3 ovos; 3 cebolas.

Preparo: Cozinhe durante 10 minutos, em água e sal, o espinafre. Escorra e esprema bem para retirar a água do cozimento. Pique finamente e junte a salsa batidinha. Pique o alho e a cebola e junte à verdura. Coloque tudo numa tigela e misture a farinha de rosca, o presunto e os fígados picados. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Junte os ovos batidos e misture bem para que fique homogêneo. Reserve. Passe sal e pimenta-do-reino por dentro do frango e recheie com a mistura reservada. Costure a abertura e besunte todo o frango com manteiga misturada com sal e pimenta. Asse em forno preaquecido, virando o frango para que fique bem dourado por igual. Depois de assado, espere esfriar um pouco e retire o recheio de dentro do frango com cuidado. Corte o frango em pedaços, arrume-os no centro de um prato grande e contorne a carne com o recheio cortado em fatias.

Dica: O recheio sairá do frango num só bloco. Se quiser, deixe o frango em vinha d´alho e na hora do preparo escorre bem antes de besuntá-lo com manteiga.



Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM