NÃO PRATIQUE A AUTOMEDICAÇÃO NA BELEZA

Os cosméticos devem ser indicados individualmente, de acordo com as necessidades da pele e dos cabelos

Por Cezar Guedes em 22/11/2021 às 21:55:51
Muita atenção com os excessos nos cuidados com a pele do rosto. Um erro muito frequente é usar vários cosméticos sem critério e sem levar em conta as reais necessidades da pele / GB Imagem

Muita atenção com os excessos nos cuidados com a pele do rosto. Um erro muito frequente é usar vários cosméticos sem critério e sem levar em conta as reais necessidades da pele / GB Imagem

Quando o assunto é a beleza da pele ou dos cabelos, receitas e cosméticos não faltam. Existe no mercado uma infinidade de produtos – tanto para uso tópico como para ingerir – que prometem milagres principalmente para rejuvenescer.

No entanto, é preciso ter cautela porque o exagero ou o uso sem critérios podem fazer muito mal. Não só para a beleza, mas também para a saúde.

Quer um exemplo? A máscara capilar faz parte da rotina de cuidados com os fios, mas o seu uso frequente pode tornar o seu cabelo pesado e sem brilho. Isso porque as máscaras capilares são soluções concentradas para que possam atuar profunda e rapidamente. Logo, se forem utilizadas com muita frequência, o produto pode acabar se acumulando nos fios, tornando-os rígidos, opacos e quebradiços. Cabelos mais grossos, por exemplo, devem receber o tratamento com máscara capilar apenas uma vez por semana. Já os cabelos mais finos devem utilizar o produto a cada duas semanas.

Muitas pessoas, principalmente com pele oleosa, abusam da limpeza facial com o objetivo de reduzir o brilho no rosto. O ideal é lavar o rosto de manhã e à noite, não mais do que isso. Os dermatologistas explicam que o excesso de lavagem, mais do que duas por dia, pode alterar a barreira de proteção da pele, gerar tanto ressecamento quanto o aumento da produção de oleosidade, além de poder causar uma dermatite de contato.

Usar um creme em cima do outro não vai fazer milagres na sua pele. Com relação aos cremes de tratamento, o anti-idade, o hidratante e o fotoprotetor estão entre os produtos realmente necessários para sua pele facial. Rotinas de beleza que incluem muitos produtos podem causar grandes problemas, como a dificuldade de penetração de um ingrediente e o fechamento dos poros. Além disso, ao usar muitos produtos de maneira aleatória, há uma grande chance de cair em um erro de incompatibilidade química, no qual – além de problemas de pele como dermatite e ressecamento – o cosmético poderá ter efeito reduzido e anulado.

Por isso, é importante sempre consultar o dermatologista que indicará os produtos corretos para sua rotina de tratamento.

Se você adora um brinde, amostra grátis e presentes e não deixa de usar um cosmético na sua pele sem saber se realmente ele é indicado, saiba que pode estar cometendo um erro muito grande. Incluir na rotina um produto skincare que serviu na pele da amiga sem consultar o seu dermatologista é um exagero que pode alterar o equilíbrio do Ph e causar problemas, ao invés de fazer bem.

Muitos nutrientes exercem papel fundamental na saúde e beleza da pele. No entanto, quando passamos do limite de uma alimentação balanceada e abusamos da quantidade até mesmo dos "superfoods", podemos fazer um mal danado à pele. Por exemplo, a ingestão demasiada da vitamina A pode causar perda de cabelo e dos cílios, além de ressecar a pele.

Alimentos ricos em fibras são essenciais para a boa saúde da pele, no entanto especialmente quando consumidos em excesso também podem trazer problemas, já que podem levar à prisão de ventre e desidratação.

Outro erro frequente, a esfoliação dos pés. A esfoliação dos pés deve ser feita, mas sempre evitado o uso da lixa porque quanto mais agressivo for o quadro de esfoliação, maior será o efeito rebote produzido pela pele. Deve-se usar esfoliantes à base de cremes ou esfoliantes com microesfera em óleos; deve ser aplicado em movimentos circulares na região do dorso e planta dos pés. Logo após, a esfoliação hidratar a pele com cremes à base de lanolina, vaselina, nutriomege 3,6,7 e 9, manteiga de karité, Vitamina E, Pro Vitamina B5 e ureia. Fique atento, leia os rótulos.

A melhor dica de todas é sempre consultar o dermatologista. O médico indicará qual é a rotina ideal para tratamento da pele e dos cabelos. Também no quesito "beleza" a automedicação é muito perigosa.

Comunicar erro
Anazon-Moda e Beleza