Pousada em Silva Jardim vira alvo de operação do Inea

Agentes encontraram animais silvestres utilizados para fins turísticoses

Por Cezar Guedes em 19/12/2023 às 20:11:38

Uma pousada em Aldeia Velha, Silva Jardim, foi alvo nesta segunda-feira (18/12), de operação conjunta entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) , com apoio da da Polícia Federal, contra a posse irregular de animais silvestres utilizados para fins turísticos.

Os agentes localizaram duas araras, quatro jabutis e dois macacos-prego-de-crista (Sapajus robustus), espécie ameaçada de extinção.

Os responsáveis responderão pelos crimes de falsificação de documento, cativeiro ilegal, maus tratos e dificultação da fiscalização. Os animais foram apreendidos e destinados a um local apropriado.

"Não medimos esforços na hora de nos mobilizarmos contra essas atividades ilegais que tanto prejudicam a nossa biodiversidade. Somente a partir de um trabalho coletivo e de auxílio mútuo conseguiremos proteger de forma efetiva os patrimônios ambientais do nosso estado", afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.


A operação contou com a equipe da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) da Seas e da Gerência de Fiscalizações Ordinárias (Gerfis) e da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dirbape) do Inea, além dos agentes da Polícia Federal.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM