PF aprende computador da Abin em operação que tem o vereador Carlos Bolsonaro como alvo principal

Investigações apontam que teria partido dele a ideia de criar um grupo paralelo para espionar autoridades e inimigos do governo

Por Cezar Guedes em 29/01/2024 às 12:24:03
Renan Olaz/CMRJ

Renan Olaz/CMRJ

Cumprindo mandado de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (29) em endereços do vereador Carlos Bolsonaro (foto), no Rio de Janeiro e de outros investigados, agentes da Polícia Federal apreenderam computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Carlos, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, é investigado em inquérito aberto apurar indícios de um esquema de espionagem ilegal na Agência.

Além do vereador, são alvos da operação de hoje, Luciana Paula Garcia da Silva Almeida, assessora do gabinete de Carlos; Priscila Pereira e Silva, assessora do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Abin; e Giancarlo Gomes Rodrigues, militar do Exército que estava cedido para a Abin na gestão Ramagem, em cuja residência a PF encontrou e apreendeu10 celulares e um computador da Abin.

Segundo a PF, o vereador "é a principal pessoa da família que recebia informações da Abin paralela". Além disso as investigações indicam que teria partido dele a ideia de criar um grupo paralelo montado na estrutura da Agência Brasileira de Informação para monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM