Gato-mato-pequeno é visto em parque estadual da Região Serrana

Por Cezar Guedes em 07/02/2024 às 23:46:10

Uma espécie ameaçada de extinção foi vista na última sexta-feira, dia 2, no Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação localizada na Região Serrana do Rio. A imagem do animalzinho, gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) que surge contornando uma rocha em uma das trilhas da unidade de conservação, em Nova Friburgo, foi registrada por uma armadilha fotográfica.

Fruto de uma parceria entre o órgão ambiental estadual e o Projeto Aventura Animal, as câmeras camufladas instaladas nas trilhas do parque têm por objetivo o monitoramento da fauna para fins de pesquisas e atividades de educação ambiental.

O gato-do-mato-pequeno é um dos menores gatos selvagens das Américas e tem coloração que varia do amarelo-claro ao marrom claro, com manchas escuras. Alimenta-se basicamente de pequenos animais como roedores, aves, lagartos, anfíbios e insetos, possui hábitos diurnos e noturnos e costuma ser solitário.

"A presença desse animal habitando o parque comprova a importância da preservação das nossas florestas. Por isso, estamos trabalhando para intensificar as nossas ações, que visam combater o desmatamento, e também em atividades de educação ambiental", destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.

"Essas imagens registradas pelas armadilhas fotográficas são utilizadas nas atividades de educação ambiental que realizamos nas escolas, com o objetivo de alimentar o conhecimento das futuras gerações, incentivando o sentimento de preservação da nossa diversidade biológica", destacou o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schimidt.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Anuncio Arraial do Cabo 01 a 18 Dezembro 2023