Região Serrana ganha mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural

Por Cezar Guedes em 28/02/2024 às 21:41:03
A Região Serrana do estado ganhou mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Com cerca de seis hectares, a Reserva El Shammah está situada na Região da Caledônia, em área próxima ao Parque Estadual dos Três Picos.
Com mais essa reserva, a Mata Atlântica coberta pela unidade de conservação passa a ser de aproximadamente 9.288 hectares, abrangendo 34 municípios.

Entre as os animais encontrados na reserva estão a onça-parda (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardo pardalis), e o gato-mourisco (Puma yagouarondi), todas ameaçadas e classificadas como "vulnerável".

Já em relação à flora nativa, a ocorrência de algumas espécies ameaçadas, como por exemplo, o pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifólia), e o xaxim (Dicksonia sellowiana), ambas classificadas como "Em Perigo", e a palmeira-jussara (Euterpe edulis), classificada como "Vulnerável".

"A área da RPPN El Shammah protege importante remanescente de Mata Atlântica, abriga uma rica biodiversidade e recursos hídricos importantes para a região, além de proporcionar a manutenção de serviços ecossistêmicos", disse o presidente do Inea, Philipe Campello.

Criadas por iniciativa voluntária de seus proprietários, as RPPNs são averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis (RGI), reconhecimento este que passa a acompanhar em caráter perpétuo a vida da propriedade.

As reservas reconhecidas pelo órgão ambiental estadual são consideradas unidades de conservação de proteção integral, conforme estabelecido pelo decreto estadual nº 40.909/2007, sendo permitida apenas a realização de atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa científica. Esse mesmo decreto instituiu o Programa Estadual de Apoio às RPPNs, que é coordenado pelo Núcleo RPPN do Inea.

Por meio desse programa, o instituto oferece suporte técnico e orientações aos proprietários interessados para criação e implementação das reservas, elaboração de planos de manejo, apoio no georreferenciamento dos imóveis e RPPNs, apoio na análise técnica, na emissão de autorizações de pesquisa e inscrição no Cadastro Ambiental Rural. Para conhecer mais, visite: https://www.inea.rj.gov.br/biodiversidade-territorio/o-que-e-rppn/

...
Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM