Segredos de maquiagem: truques para uma beleza duradoura

Por Marina Araújo em 17/04/2024 às 03:58:17
A cor do batom pode ser combinada à cor do blush para dar mais harmonia ao rosto e ambos devem estar em sintonia com o tom e subtom da pele/ GB Imagem

A cor do batom pode ser combinada à cor do blush para dar mais harmonia ao rosto e ambos devem estar em sintonia com o tom e subtom da pele/ GB Imagem

A busca pela maquiagem perfeita é um desejo comum, mas alcançá-la muitas vezes parece um desafio. No entanto, não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Com alguns truques simples e uma compreensão básica dos cuidados com a pele e técnicas de aplicação, é possível realçar a beleza natural e garantir uma maquiagem que dure o dia todo. Desde os passos essenciais de limpeza e preparação da pele até as técnicas de aplicação de produtos, há uma série de dicas que podem ajudar a obter resultados incríveis. Vamos explorar alguns desses truques que podem fazer toda a diferença no seu ritual de beleza diário.

O primeiro passo é entender que a pele deve ser tratada diariamente, usando produtos para limpar, tonificar e hidratar, lembrando sempre de selecionar produtos adequados para o seu tipo de pele. Antes de fazer a maquiagem, é importante seguir o ritual de skincare.

O blush é um grande aliado, mas também pode ser o maior inimigo. Para um efeito natural, a sua finalidade deve ser apenas dar um colorido saudável à pele, sem marcar o rosto. Use um pincel apropriado para aplicá-lo e espalhe sobre as maçãs da face. Para obter um efeito lifting, aplique o produto de forma mais lateralizada, indo em direção às têmporas. Exagerou na aplicação? Use uma esponja e dê batidinhas no local aplicado para retirar o excesso e suavizar, ou reaplique uma pequena quantidade de pó facial por cima da área.

Lembre-se de que, caso você não possua produtos bronzeadores e de contorno específicos, o pó mais escuro do que o seu tom de pele pode ajudar a devolver as sombras naturais do rosto, quando aplicado em pontos estratégicos como na testa, mandíbula e abaixo da região de aplicação do blush. Já os pós mais claros destacam e iluminam a região onde são aplicados.

Quando finalizar a maquiagem, aplique uma bruma. Existem vários tipos, como as brumas hidratantes — que devolvem o viço à pele após a matificação com o pó —, brumas fixadoras — que formam uma película sobre a pele, prologando a duração da maquiagem — e brumas que combinam as duas características.

Para algumas pessoas, é um verdadeiro desafio fazer com que os olhos fiquem perfeitamente maquiados, mas a prática leva à perfeição. Repetir a mesma maquiagem todos os dias pode ser um excelente exercício prático de aperfeiçoamento, permitindo que você domine a técnica com mais facilidade.

Se o delineador ou a máscara de cílios borraram os olhos, espere secar completamente e retire com uma haste flexível; dessa forma, você irá retirar somente o produto borrado sem comprometer o restante da maquiagem. Caso você sinta dificuldade de utilizar delineador líquido ou em caneta, pode obter o mesmo efeito com uma sombra e um pincel chanfrado.

Já na hora de remover a maquiagem, opte pelo produto que melhor se encaixar na sua rotina. Os cleansing balms ou cleansing oils são ótimas pedidas porque derretem a maquiagem (inclusive produtos à prova d'água!) com facilidade, sem irritar a pele. Se for usar, opte pelo processo de double cleansing ou dupla limpeza, que consiste em lavar o rosto com um sabonete específico após o uso do produto. Sua pele vai ficar uma seda!

Para alongar o formato dos olhos, uma dica é aplicar a máscara de cílios inclinando os cílios, ao invés de simplesmente aplicar de forma reta. A aplicação reta vai garantir um olhar de boneca, enquanto a aplicação inclinada vai dar a impressão de um olhar mais sensual e agateado. Se você optou por cílios postiços, um truque para deixar o efeito mais natural é cortá-los ao meio e aplicar somente no cantinho externo dos olhos.

O lápis branco, bege ou cor-de-rosa dá a ilusão de que os olhos são maiores se passados em todo o contorno interno. Use corretivo de um tom mais claro do que o seu tom de pele para iluminar a região abaixo dos olhos, mas cuidado: se você tem muita olheira, primeiro neutralize a região com um corretivo do seu tom, caso contrário a área ficará acinzentada e a olheira vai continuar aparecendo.

Finalmente, chegou a hora do batom. Com um lápis, você pode seguir o contorno natural da sua boca ou redesenhar os lábios, mas se atente para que o efeito final não fique exagerado e muito artificial. A cor do batom pode ser combinada à cor do blush para trazer mais harmonia ao rosto e ambos devem estar em sintonia com o tom e subtom da pele. Mas na maquiagem não há regras e a melhor parte é que você pode se divertir e exercitar a criatividade testando combinações diferentes e ousadas.

A jornada pela maquiagem perfeita é uma busca que une técnica, cuidado com a pele e o domínio de truques que realçam a beleza individual. Desde a preparação adequada da pele até os detalhes finais da aplicação dos produtos, cada passo é essencial para alcançar um resultado que não só embeleza, mas também protege e respeita a integridade da pele.

Com a aplicação desses truques e a incorporação deles ao seu ritual diário de beleza, você pode desfrutar de uma maquiagem que não apenas realça sua aparência, mas também impulsiona sua confiança. Então, da próxima vez que você se sentar diante do espelho, lembre-se dessas dicas e celebre a oportunidade de revelar a sua verdadeira beleza para o mundo.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM