Assim nasceu "Noite Feliz"

Letra da canção foi escrita em alemão por um padre na Áustria em 1816

Por Cezar Guedes em 23/12/2020 às 21:33:41
Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber

Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber

Ela é a música mais conhecida e tocada no mundo na época de Natal. Na versão brasileira, "Noite Feliz" já foi traduzida para centenas de línguas. A letra original foi escrita em alemão na Áustria pelo padre Joseph Mohr. Já a melodia é de autoria do professor e músico Franz Xaver Gruber. A história do surgimento da canção é controversa. O poema em homenagem ao nascimento de Jesus teria sido escrito em 1816 por Joseph. No Natal de 1818, ele teria procurado Franz para compor a melodia.
Algumas fontes apontam que o órgão da pequena Igreja São Nicolau da vila austríaca de Oberndorf estaria estragado e Joseph precisava de alguém que tocasse algum instrumento. A execução ocorreria na Missa do Galo. Originalmente,
a canção foi composta para violão e flauta. Um arranjo vocal por Joseph surgiu em 1820. Novos arranjos por Franz vieram pouco antes de sua morte (1863). Em 1845, o primeiro arranjo para orquestra aparece, e em 1855, um novo arranjo para órgão se vê. Em 1900, a música já era mundialmente conhecida.

A igreja de São Nicolau não existe mais. Foi demolida no começo do século XX por sofrer com constantes alagamentos, estando perto do rio Salzach. Em seu lugar, foi construída por volta de 1920-1930, num lugar 800 metros mais alto que o anterior, a Capela Memorial da Noite Silenciosa (Stille-Nacht-Gedächtniskapelle), que, apesar de acolher só 20 pessoas, recebe no fim do ano cerca de 7 mil peregrinos para a missa de Natal, e outros quase 2 mil turistas.

O nome original da canção, que foi considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011, é "Stille Nacht, heilige Nacht". Em alemão, "Stille Nacht", na verdade significa "Noite silenciosa". O nome foi mantido pelo inglês "Silent Night", mas em outros idiomas foi adaptado, como no português.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM