A vida se torna mais útil para nós quando somos mais úteis para os outros

Por Cezar Guedes em 19/05/2022 às 00:22:58

Quem não me conhece não sabe tão bem da minha história e tampouco minha luta. Não sabe dos momentos de aflições ou vitórias. Não sabe que eu não nasci pronto e que cada dia que se passa procuro ser um pouco melhor que o dia que passou. Algumas pessoas, e acho que um número considerável, ouviram falar algo de mim através de alguém ou têm uma pequena noção, quem sabe até um juízo formado, baseando-se nas postagens que faço nas minhas redes sociais ou no que falam.

Quero dizer que por trás do médico e do empresário que emprega centenas de funcionários, há um chefe de família dedicado. Um homem que se preocupa com o futuro das pessoas e do país. Sou um pai encantado e amoroso com os cinco filhos. Sou casado, religioso e temente a Deus. Sou uma pessoa que tem devoção a São Jorge e que se espelha nele, como exemplo, não fugindo da luta. Sou o que posso chamar de um milagre da minha fé, mas com ação, afinal a sem ação a fé é morta.

Talvez esse texto possa parecer apenas uma apresentação pessoal. E de fato é uma apresentação resumida. Mas quando falo um pouco da minha vida e da minha trajetória, estou dando a liberdade para que me conheça um pouco mais e, quem sabe, possa se transformar em uma amizade, ainda que por meios virtuais, ou mesmo uma aliança de propósitos comuns. Então falo um pouco sobre a minha história:

Quando aos 3 anos de idade, eu e o meu irmão formos abandonados pela nossa mãe, sendo criança me vi obrigado a ser forte por causa do vazio que ficou. Me vi obrigado a crescer entendendo que só com muito esforço eu poderia vencer na vida, ainda que tivesse que abrir mão de muita coisa. E foi aí que estabeleci que o meu foco seria o de encontrar a minha mãe. E aconteceu.

Até então eu tinha apenas uma vaga lembrança dela, quando após 33 anos pude encontrá-la vivendo com uma nova família em Brasília. Todo trauma intransponível, se tornou no impulso de lutar para ser um vencedor. Só Deus sabe os momentos que passei e o quanto afirmei, para mim mesmo, que venceria para mostrar que é possível enfrentar as dificuldades e ainda ser útil para outras pessoas, seja como médico ou mesmo empresário. Quem sabe em breve, como um político que consegue enxergar muito além do seu próprio umbigo e poder apresentar propostas de longo alcance social.

Todos somos uma história e não sou diferente. Mas há uma crença em mim de que nada há de melhor do que ajudar outras pessoas a melhorarem as suas próprias histórias. Lutei e luto para transformar constantemente a mim e a minha vida em função de poder mudar para melhor a vida de muitas pessoas. Entendo que a vida se torna útil pela utilidade que se dá a ela. As árvores dão frutos e sombra para os outros! O Sol ilumina e aquece os outros. Os rios matam a sede dos outros. As cerejeiras são plantadas pelo homem para dar frutos 100 anos depois. Na vida o ato de dividir é a conversão no ato de multiplicar, de somar (diferente da matemática exata).

Devemos sair de nossa zona de conforto. Abrir portas e janelas para deixarem os insetos entrarem. Nosso corpo precisa de movimento físico e mental para ter saúde. Movimente-se para fazer o bem sem pensar a quem. A nossa fé e nossas ações nos levará para lugares inimagináveis. Acredite!

*Henrique Paes é médico e empresário


Comunicar erro
Computadores na amazon
Anazon-Moda e Beleza