Araruama e Silva Jardim: campeões da falta de transparĂȘncia legislativa, aponta pesquisa da Universidade do Norte Fluminense

Por Cezar Guedes em 18/01/2023 às 06:13:03
Divulgação/UENF

Divulgação/UENF

A Constituição Federal de 1988 garante ao cidadão o acesso aos dados pĂșblicos gerados e mantidos pelo governo. É direito de todo cidadão ter acesso a informações como, por exemplo, de onde vĂȘm as receitas do Estado, como são gastos os impostos, quem são os servidores pĂșblicos, quanto ganham, entre outros dados. Mas não é isso que fazem Araruama e Silva Jardim.

Os dois municĂ­pios ocupam a antepenĂșltima e Ășltima colocação no quesito transparĂȘncia pĂșblica, segundo estudos da Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

A pesquisa avaliou aspectos de divulgação como: resultado e votações no plenĂĄrio; lista de presença e ausĂȘncias dos vereadores por sessão; agenda e pauta das sessões do plenĂĄrio; estatĂ­sticas consolidadas anuais sobre atividades legislativas; biografia de todos os parlamentares; contatos personalizados de cada parlamentar; receitas de instituição; licitações realizada pelas câmaras; acesso à ouvidoria; informação sobre despesas da instituição; ferramenta de busca na pĂĄgina principal que permite acesso ao portal; e possibilidade de pedidos de informações via email.

Em todos esses quesitos, os dois municĂ­pios foram reprovados. No Estado, os dez municĂ­pios com maior transparĂȘncia de suas câmaras são: a Capital, Nova Friburgo, Macaé, Porto Real, Seropédica, Mangaratiba, Miguel Pereira, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Quatis, Barra Mansa, Conceição de Macabu, Itaocara, PiraĂ­, Vassouras, ItaguaĂ­, Petrópolis, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu e Arraial do Cabo.

Em Tempo: O Jornal dos MunicĂ­pios publicou em julho do ano passado uma matéria cujo tĂ­tulo era "A Caixa Preta de Silva Jardim". O texto destaca a falta de um portal da transparĂȘncia no legislativo desse municĂ­pio e questiona os gastos com salĂĄrios de assessores parlamentares. Um deles, aliĂĄs, estaria, segundo denĂșncias, recebendo mais do que um vereador. JĂĄ em relação à Araruama, recentemente reportamos casos de dispensa de licitações para gastos excessivos como manutenção de gramado e telhado da Câmara, ambos os casos superando o valor de R$17 mil.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM