MP prende policial civil acusado de participar de esquema de cobrança de propinas na Região dos Lagos

Por Cezar Guedes em 20/06/2023 às 23:32:53
Divulgação/MPRJ

Divulgação/MPRJ

Um policial civil, acusado de participar de um esquema de propina na Região dos Lagos, foi preso em flagrante nesta terça-feira (20/6), em São Pedro da Aldeia.

A captura ocorreu durante cumprimento de mandado de busca e apreensão a cargo do Ministério Público, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).

Outros dois policiais civis também foram alvos dos mandados. Todos pertenceram ou pertencem a 126ª

DP (Cabo Frio) e a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam/Cabo Frio).

Na casa de um deles, em São Pedro da Aldeia, foram encontrados R$ 378 mil e uma arma de fogo sem registro.

Os outros dois policiais tiveram os celulares apreendidos em casa, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e no bairro do Pechincha, na Zona Oeste da Capital.

As investigações começaram em novembro de 2022, quando o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) deflagrou a Operação Fim de Linha, para desarticular a máfia da contravenção penal.

Na ocasião foram denunciados policiais civis lotados na Deam do Centro do Rio de Janeiro, suspeitos de integrar uma organização criminosa criada para cobrar propina de estabelecimentos voltados à exploração de jogos de azar e casas de prostituição.

A partir da apreensão de um celular, o MP apurou a existência de indícios de crimes de corrupção e associação criminosa.

O MP checou mensagens trocadas entre esse policial e empresários de Cabo Frio, supostamente alvos de achaques feitos pelo trio em 2021. Nesse período, um policial estava lotado na Deam Cabo Frio e o outro na 126ª DP. De acordo com as investigações, "as mensagens não deixam dúvidas de que os três policiais civis utilizaram seus cargos para cobrar propina de empresários sediados em Cabo Frio".

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM