Prefeito de Magé permanece no cargo: A cidade foi tomada por boatos de cassação após derrubada de liminar que não afeta resultado de 2020

Por Cezar Guedes em 20/06/2023 às 22:26:52
Renato Cozzolino:

Renato Cozzolino:

"Estou neste momento fazendo o que tenho feito desde janeiro de 2021, quando assumi o governo: trabalhando com tranquilidade, seriedade e comprometido com os reais interesses da população".

A afirmação foi feita agora há pouco ao jornalista Elizeu Pires pelo prefeito de Magé, Renato Cozzolino Harb (PP), em resposta as boatos espalhados por adversários políticos desde a manhã desta terça-feira (20), dando conta de que ele estaria com mandato cassado e que o presidente da Câmara de Vereadores, Valdeck Ferreira de Matos governaria provisoriamente até a realização de uma eleição suplementar.

Os boatos surgiram após a derrubada de uma liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida em novembro de 2020, instrumento jurídico que suspendeu os efeitos de uma condenação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), que havia deixado Renato inelegível para 2020. A cassação desta liminar, ocorrida ontem (19), não tem efeito prático sobre o mandato do prefeito, pois a questão registro de candidatura transitou em julgado assim que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu o resultado do pleito de 2020, validando os votos dados a chapa Renato/Jamille, o que foi possível com a liminar hoje cassada.

"Esta liminar cumpriu seu efeito quando o TSE reconheceu meu registro de candidatura, e meu mandato não está em questão. Sou prefeito até o dia 31 de dezembro de 2024. O que vai se discutir daqui para frente é se poderei ou não disputar a reeleição ano que vem, mas isto não me preocupa. Quem tem de cuidar deste assunto são meus advogados. Minha preocupação está nas ações de governo, pois estamos fazendo muita coisa, mas ainda temos muito a realizar. O povo de Magé pode ficar tranquilo, pois não estou cassado", completou o prefeito.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM