Em maio tem mais clássicos da teledramaturgia no Globoplay

As novelas são o principal conteúdo da plataforma e uma das novidades é o remake de "Pecado Capital"

Por Marina Araújo em 09/05/2024 às 06:09:17

"O Bem Amado", a primeira novela em cores da TV brasileira, estrelada por Lima Duarte e pelo saudoso Paulo Gracindo, pode ser maratonada no Globoplay / Arquivo GB Imagem

O Globoplay tem proporcionado grande alegria aos entusiastas de novelas com o seu projeto de resgate dos clássicos da teledramaturgia. Diversas obras já foram disponibilizadas e mensalmente o serviço de streaming traz "novidades" das antigas que deixaram uma marca indelével e despertaram saudade em muitos. Esta iniciativa tem se mostrado uma excelente escolha para os espectadores que gostam de passar horas em frente à telinha, mergulhados em maratonas de vários capítulos de uma só vez.

O remake de Pecado Capital", de 1998 entrou no catálogo na última segunda-feira e é a mais "nova" novela clássica disponível aos assinantes. Lembrando que a trama original de Janete Clair de 1975 é um dos grandes sucessos da plataforma. A segunda versão foi assinada por Gloria Perez e tem como tema central a vida de Carlão (Eduardo Moscovis), um taxista honesto e de temperamento esquentado, que descobre em seu carro uma mala com dois milhões de reais, fruto de um assalto a banco. Com medo de ser acusado de cúmplice, ele decide devolver a mala, mesmo sabendo que poderia usar o dinheiro para resolver sua vida e se casar com a noiva Lucinha (Carolina Ferraz).

Ainda pelo projeto de Resgate, mais dois clássicos chegam ao streaming da Globo: "Malhação 1999" e "Decadência". Em lembrança aos 25 anos da morte do autor Dias Gomes, nesta segunda, no dia 13, o Globoplay relembra a minissérie "Decadência". A obra de 1995 faz um contraponto entre o súbito enriquecimento de um pastor, interpretado por Edson Celulari que explora os fiéis e a decadência de uma poderosa família. Já na novela teen "Malhação 1999", disponível a partir do dia 20 também para não assinantes da plataforma, o colégio Múltipla Escolha passa a ser o centro principal da história. Recém-chegada entre os alunos, Tatiana (Priscila Fantin) se descobre apaixonada pelo namorado de Érica (Samara Felippo), sua melhor amiga.

Fechando o mês, no dia 27, dois clássicos ganham destaque. A novidade do projeto "Originalidade" é a versão completa de "Terra Nostra", novela escrita por Benedito Ruy Barbosa. A obra aborda a imigração italiana e a sua importância na formação da sociedade brasileira, a partir do romance entre os jovens Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio). Já no projeto "Fragmentos", seis capítulos preservados da novela "Fogo Sobre Terra" entram para o catálogo. Lançada em 1974 e com autoria de Janete Clair e estrelada por Juca de Oliveira, interpretando Pedro Azulão, a trama exibia os conflitos entre a modernidade urbana e a tradição rural. No final dos anos 1950, dois irmãos separados na infância se reencontram na condição de rivais ao decidir o destino de uma cidade e disputar o amor da mesma mulher.

Já disponibilizada há algum tempo, "O Bem Amado", a primeira novela em cores da televisão brasileira, um dos grandes sucessos de Dias Gomes, exibida em 1973, é uma das novelas mais procuradas e conta a história do prefeito nada perfeito Odorico Paraguaçu, interpretado magistralmente pelo saudoso Paulo Gracindo, que sonhava em inaugurar o cemitério de Sucupira, mas o problema era que nenhum morador da localidade morria fazendo com que o personagem passasse toda a trama tentando encontrar um defunto para inaugurar o local e, assim, justificar seus gastos com a obra.

O Globoplay já disponibilizou centenas de novelas consideradas "clássicas" em seu catálogo, tanto nacionais, quanto estrangeiras, além das atuais que estão em exibição na telinha da Globo.

As novelas mais maratonadas do serviço de streaming são "Tieta" (1989), "Amor à Vida" (2013) e "Império" (2014). "Torre de Babel", de 1998, também é uma das queridinhas. A trama tem como argumento principal o caminho de redenção do amargurado José Clementino (Tony Ramos), que sai da cadeia 20 anos depois de ter matado a própria esposa e tem como único objetivo a vingança contra o rico empresário César Toledo (Tarcísio Meira), a quem considera responsável por sua prisão. "Torre de Babel", como um bom folhetim clássico, conquistou o público com seus núcleos muito bem construídos de drama, romance, mistério e muita comédia, bem ao estilo do autor Silvio de Abreu.

Retratando as mazelas humanas e sociais do Brasil como poucas novelas o fizeram até aquele ano de 1988, quando foi exibida originalmente, "Vale Tudo" foi revolucionária ao mostrar deliberadamente a corrupção arraigada na memória coletiva brasileira, a falta de ética e os mais altos níveis de indignidade que uma pessoa é capaz de atingir pela ganância.

Uma das mais emblemáticas obras de realismo fantástico que comoveram o público brasileiro, "A Indomada" também está no catálogo. Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares em 1997, a novela apresentou personagens que marcaram o imaginário popular. É o caso do misterioso Cadeirudo (Sônia de Paula) e da venenosa Maria Altiva, personagem vivida pela saudosa Eva Wilma, que protagonizava muitas armações com o político Pitágoras (Ary Fontoura) e eternizou o bordão "Oxente, my God".

No final dos anos 1980, "Brega & Chique" marcou a volta do humor às novelas das 19 horas. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a novela teve um elenco estrelar, composto por Marilia Pera, Glória Menezes, Jorge Dória e Marco Nanini, entre tantos outros.

É imensurável a quantia de novelas e minisséries clássicas disponíveis para os assinantes. Tem para todos os gostos, lembrando que o primeiro capítulo de qualquer uma das novelas é aberto também para não assinantes. Escolha a sua, e faça a sua própria maratona!



Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM