Paris: a cidade luz que encanta e surpreende a cada visita

Por Marina Araújo em 10/10/2023 às 06:58:55
Ir à Paris e não passar um tempinho em um café é perder uma grande oportunidade. Ter momentos descontraídos, batendo papo, vendo o movimento e respirando o ar parisiense não tem preço/GB Imagem

Ir à Paris e não passar um tempinho em um café é perder uma grande oportunidade. Ter momentos descontraídos, batendo papo, vendo o movimento e respirando o ar parisiense não tem preço/GB Imagem

A capital francesa é uma jornada única e memorável que continua a cativar os corações dos viajantes. Seja por sua rica história de eventos políticos significativos ou pela majestade de seus monumentos e prédios históricos, Paris é inquestionavelmente um dos mais proeminentes centros culturais da Europa.

Apesar das preocupações constantes relacionadas à segurança, Paris permanece no topo da lista dos destinos internacionais mais desejados, especialmente quando se trata de escolher um local para uma lua de mel inesquecível. Afinal, Paris é reverenciada como a cidade mais romântica do mundo.

A icônica Torre Eiffel, construída em 1889, inicialmente planejada para ficar de pé por apenas duas décadas, continua a ser o símbolo supremo da cidade. Com seus imponentes 317 metros de altura, a torre já abriga não apenas a história, mas também restaurantes, museus e lojas que ampliaram sua estrutura desde a época de sua construção.

A famosa avenida Champs-Élysées, conhecida como a mais célebre do mundo, oferece cinemas, cafés e boutiques de luxo para os visitantes. O imponente Arco do Triunfo, construído por Napoleão Bonaparte em 1806 em homenagem aos soldados franceses que sacrificaram suas vidas em batalha, domina a paisagem.

A Sacré-C?ur, majestosa basílica no topo da montanha de Montmartre, proporciona vistas deslumbrantes da cidade. A catedral de Notre-Dame, uma obra-prima do estilo gótico, também faz parte do itinerário, atraindo a atenção de pessoas de todo o mundo.

Paris continua a cativar com sua arquitetura deslumbrante, panoramas urbanos inesquecíveis e avenidas encantadoras, além de abrigar uma riqueza de museus. Em 1991, as margens do Rio Sena foram reconhecidas como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Esta metrópole, uma das quatro principais do mundo, não se resume apenas à Torre Eiffel e ao Arco do Triunfo. Paris revela encantos diversos para satisfazer todos os gostos.

Uma visita a Paris não pode deixar de incluir o Centro Georges Pompidou (Centre National D'art et de Culture Georges-Pompidou), estabelecido em 1977 como um complexo cultural abrigando museus, bibliotecas, teatros e outras atrações relacionadas à cultura. O Atelier Brancusi foi anexado ao Centro Georges Pompidou, exibindo esculturas do renomado artista romeno Constantin Brancusi em um ambiente que recria as condições de trabalho e a luminosidade de seu estúdio.

O Centro Georges Pompidou, projetado pelo italiano Renzo Piano e pelo britânico Richard Rogers, desafiou as convenções arquitetônicas de sua época, sendo uma das primeiras manifestações da pós-modernidade nas artes e na arquitetura. Sua arquitetura high-tech, inspirada na estética industrial e tecnológica, é evidenciada pelas tubulações aparentes, escadas rolantes externas e estrutura de aço.

Para os entusiastas da cultura, uma visita ao Museu do Louvre (Musée du Louvre) é imperdível. Este magnífico museu, construído por Napoleão Bonaparte, está situado no coração de Paris, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli. O Louvre, originalmente uma sede governamental monárquica desde os tempos medievais, foi aberto ao público como museu durante a Revolução Francesa.

O Louvre abriga algumas das obras mais famosas do mundo, incluindo a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia e a Vênus de Milo. Além disso, possui uma vasta coleção de arte egípcia e obras de mestres como Ticiano, Rembrandt, Goya e Renoir. É verdadeiramente a maior exibição de arte e cultura humana do mundo.

Uma das modificações mais notáveis do Louvre foi o projeto "Grand Louvre", iniciado durante a presidência de François Mitterrand. Este projeto permitiu a abertura da ala norte do edifício e a construção da icônica pirâmide de vidro, projetada pelo arquiteto chinês I. M. Pei, que agora serve como entrada principal. O museu reestruturado foi reaberto em 1989.

Para experimentar verdadeiramente a essência de Paris, não deixe de passar algum tempo em um de seus charmosos cafés. Conversar, observar o movimento e absorver a atmosfera parisiense é uma experiência inestimável. Paris está repleta de cafés que certamente renderão belas memórias e selfies.

Em busca de férias inesquecíveis? Seu destino deve ser Paris. Consulte seu agente de viagens e planeje sua rota para esta cidade encantadora. Seja feliz! Boa viagem!


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM