Governo federal libera recursos emergenciais para Paracambi e Japeri

Por Cezar Guedes em 28/02/2024 às 18:09:51

Japeri e Paracambi foram as duas primeiras cidades, entre as sete fortemente afetadas pelas chuvas da semana passada (dia 21), a receber recursos do Governo Federal para enfrentar emergencialmente o rastro de destruição deixado pelas enchentes.

Foram publicadas no Diário da Oficial da União desta terça-feira, dia 26, duas portarias que liberam R$ 409 mil para Japeri e R$ 972 mil para Paracambi. Segundo o secretário nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano, o dinheiro estará na conta das prefeituras ainda esta semana.

"Para vocês terem uma ideia, quando eu fui prefeito de Paracambi, nos anos 2000, também enfrentamos uma enchente histórica, em dezembro de 2001. Sabe quando a gente foi receber o dinheiro emergencial naquela época? Em novembro de 2004! Quase três anos depois", lembrou Ceciliano em entrevista ao radialista Francisco Barbosa, da Rádio Tupi.

As outras cidades afetadas, Nova Iguaçu, Mendes, Queimados, Paulo de Frontin e Barra do Piraí, aguardam a aprovação de seus planos emergenciais para também terem recursos liberados.

"O presidente Lula já disse: não faltarão recursos nem vontade política para apoiar os municípios a enfrentar situações como essa e prevenir novas tragédias", afirmou Ceciliano. Segundo ele, a homologação dos estados de emergência, que antes levava meses, agora acontece em poucos dias.

Esse reconhecimento é importante para que os municípios possam solicitar ajuda federal, além de antecipação de benefícios àqueles que perderam tudo, como saque do FGTS e antecipação do Bolsa Família.


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM