Espetáculo 'Ir e Vir: Cidadão Vigilante' encanta alunos de São Pedro da Aldeia com lições sobre mobilidade urbana e sustentabilidade

Por Cezar Guedes em 11/04/2024 às 09:45:50
Sthéfany Ricci/Cia de Teatro Parafernália

Sthéfany Ricci/Cia de Teatro Parafernália

Nesta terça-feira (9), São Pedro da Aldeia foi palco do espetáculo "Ir e Vir: Cidadão Vigilante", apresentado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. A peça teatral, destinada ao público infantil, aborda de forma lúdica questões sociais como sustentabilidade e mobilidade urbana e foi assistida por mais de 800 alunos.

A iniciativa é da Cia de Teatro Parafernália, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR ViaLagos.

Estudantes da Escola Municipal Adalgisa da Silva Lobo, Davi, Vitória e Jéssica ficaram encantados com o espetáculo. "Gostei muito, foi incrível", relatou Vitória, de 9 anos. A peça conta a história de Gael, Valentina e Lucas, que partem em uma aventura para descobrir como as crianças podem contribuir com a segurança do trânsito.


Para a coordenadora de programas federais da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, Carmencita Ribeiro, a temática abordada no espetáculo precisa ser trabalhada com os estudantes. "Além de alunos, eles são também cidadãos. O espetáculo, além de ser divertido, traz também conhecimento, além de dar a oportunidade aos alunos de terem esse contato direto com a cultura", relatou.

Danielle Costa, secretária adjunta de Cultura da Prefeitura de Cabo Frio, destacou a importância de garantir a acessibilidade do conhecimento a todos os estudantes, estimulando o debate. "Um espetáculo teatral maravilhoso, do qual puderam assistir crianças da área urbana, mas também da rural", reforçou.

"Nosso objetivo é o de levar a arte, a cultura e a educação através do teatro para todo o Brasil. Temos esse compromisso e o Instituto CCR e a CCR ViaLagos abraçaram essa ideia e nos ajudou a levar esse espetáculo de reflexão para a região dos Lagos", disse o coordenador do projeto Caminhos em Cena, da Cia de Teatro Parafernália, João Paulo Vital.

Além do espetáculo, os alunos também receberam cartilhas educativas com jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo.

O espetáculo "Ir e Vir: Cidadão Vigilante", que faz parte do projeto Caminhos em Cena, atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro e 11 que estabelecem uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Ao todo, serão realizadas no Brasil 200 apresentações, passando por 87 cidades de cinco estados.

SOBRE A CIA DE TEATRO PARAFERNÁLIA - Com mais de 30 anos de experiência, a Cia de Teatro Parafernália é conhecida por suas produções teatrais que mesclam entretenimento e reflexão sobre questões sociais e ambientais. Com uma equipe talentosa e dedicada, a companhia busca utilizar a arte como ferramenta de transformação e conscientização. Com sede em Mogi Guaçu, realiza durante todo o ano apresentações teatrais gratuitas em quase todo Brasil.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM