Nesta segunda, estreia "No Rancho Fundo"

A comédia romântica será marcada por encontros, desencontros, golpes, farsas, grandes revelações e reviravoltas

Por Marina Araújo em 11/04/2024 às 10:11:08
A novela arra a trajetória da família Leonel Limoeiro, conduzida pelo braço forte e coração aberto da matriarca, Zefa Leonel (Andrea Beltrão) / Fabio Rocha-RG

A novela arra a trajetória da família Leonel Limoeiro, conduzida pelo braço forte e coração aberto da matriarca, Zefa Leonel (Andrea Beltrão) / Fabio Rocha-RG

"Elas Por Elas" chegou ao fim. Não conseguiu o mesmo resultado de audiência da versão original, exibida na década de 1980, mas até que agradou o público. Mas como tudo passa, nesta segunda estreia "Rancho Fundo", uma novela que promete agradar os fãs dos folhetins da Globo.

Criada e escrita por Mario Teixeira com direção artística de Allan Fiterman, "No Rancho Fundo" é uma comédia romântica contemporânea e narra a trajetória da família Leonel Limoeiro, conduzida pelo braço forte e coração aberto da matriarca Zefa Leonel (Andrea Beltrão), a líder da parentela do interior que precisa lidar com o choque entre o lugar onde vivem e a cidade.

"Trata-se de um microcosmo brasileiro. A história não lida com estereótipos e sim com arquétipos, a cidade pequena e as coisas que a compõem. Ao mesmo tempo, é uma novela atual, então as pessoas usam celular, computador, carros etc. Os personagens são movidos pelo sentimento de querer melhorar as coisas, são nostálgicos em relação ao passado, à vida que eles levavam em comum", revela o autor.

A trama principal gira em torno de Quinota (Larissa Bocchino), a filha de Zefa Leonel e Seu Tico Leonel (Alexandre Nero) e, segundo o autor, mostra o processo de formação dessa jovem. "Ela é uma moça ultrarromântica que, ao longo da novela, vai se tornar uma mulher forte como a mãe. É um processo de amadurecimento da personagem. A referência da novela é enfatizar a posição da mulher na sociedade e, mesmo sendo uma história com protagonistas que são pessoas simples, eles têm o poder de mudar o seu destino, assim como Zefa Leonel e Quinota, que no decorrer da trama dará continuidade à herança da mãe", define Mario Teixeira.

Segundo o diretor, a novela é uma fábula sertaneja e conta uma história de amor e de uma família com limitações financeiras, mas rica em valores. "Escapamos um pouco da realidade, pois temos arquétipos bem desenhados. Alguns, inclusive, voltam de "Mar do Sertão" (novela do mesmo autor exibida em 2022), como universos paralelos que se encontram. Em "No Rancho Fundo", a história é mais complexa, nossos heróis têm mais camadas. A Zefa Leonel, interpretada por Andrea Beltrão, é uma justiceira que cuida da família e manda na casa. O Seu Tico Leonel, vivido por Alexandre Nero, é o marido dela, mas a força da casa está na mulher e não no homem", conclui Allan Fiterman.

Na trama, a apaixonada Quinota (Larissa Bocchino), encontra Marcelo Gouveia (José Loreto) e esse amor incendeia de vez seu coração. Enamorada, ela se entrega ao seu sedutor da cidade grande. Em meio ao encantamento de Quinota e ao flagrante de sua mãe, Zefa Leonel, surge um casamento forçado entre a jovem e Marcelo. Afinal, num lugarejo como Lasca Fogo, onde a honra de uma família é defendida com todas as forças, a reputação de Quinota estaria arruinada sem a união oficial – e ainda correria o risco de cair na boca maldosa das Rosalinas, as filhas fofoqueiras de Primo Cícero (Haroldo Guimarães): Fé (Rhaisa Batista), Esperança (Andréa Bak) e Caridade (Clara Moneke).

Quinota é do tipo que acredita no amor à primeira vista, ainda que passe por uma grande decepção: apesar de se comprometer com a união, Marcelo não quer saber de casamento, abandona a noiva e foge para a cidade. Diante de tamanha afronta, Zefa Leonel pega a filha e, juntas, saem em busca do homem em Lapão da Beirada, onde se deparam com um ambiente totalmente diferente do que estão habituadas.

E como em uma boa comédia romântica, marcada por encontros e desencontros, golpes e farsas, grandes revelações e reviravoltas vão mudar completamente os rumos da família Leonel. Em Lapão da Beirada, Quinota volta a experimentar o amor, dessa vez com Artur Ariosto (Túlio Starling), o verdadeiro mocinho da história.

Marcelo Gouveia e Blandina (Luisa Arraes) vão formar uma dupla que deve atribular a vida dos apaixonados Quinota e Artur. A velha conhecida de Canta Pedra, Deodora (Debora Bloch), e o avarento Ariosto (Eduardo Moscovis) completam, com Marcelo e Blandina, esse quarteto que deve movimentar a história com suas vilanias.

Debora fala sobre a volta de sua personagem: "Ela vem tentando se recuperar na vida, dona do cabaré, sócia de Vespertino (Thardelly Lima), com quem ela já fazia uma dupla de trambiqueiros em "Mar do Sertão". Agora ela vem uma mulher mais amarga e mais má, ruim mesmo. Ela volta com esse recalque, essa amargura de ter perdido o seu lugar de mulher de coronel, de privilégios, de toda riqueza. Ela vem com tudo para querer ficar rica de novo, só pensa em dinheiro, ela é horrível. Mas as personagens têm muitas camadas. O Mário escreve muito bem, cria personagens com muitos lados, então ela é divertida em alguns momentos, é engraçada, meio patética, mas ela vem bem vilã, bem má".

Além de Vespertino (Thardelly Lima), outro com quem Deodora poderá contar é o mau-caráter Jordão, personagem de Alejandro Claveaux. No Cabaré Voltagem, administrado pela personagem de Debora Bloch, também estão as meninas Lola (Natascha Falcão) e Blanchette (Vitória Rodrigues).

"No Rancho Fundo" tem tudo para ser uma grande novela. Agora resta saber como será a receptividade do público.

QUEM É QUEM

Seu Tico Leonel (Alexandre Nero)

Marido de Zefa Leonel e pai de seus filhos. Ficará deslumbrado com os encantos da cidade grande, o que poderá colocar sua família em risco.

Zefa Leonel (Andrea Beltrão)

Casada com Seu Tico Leonel. Mulher forte, inteligente e líder da família. Distrito de Lasca Fogo.

Zé Beltino (Igor Fortunato)

É um irmão superprotetor que irá ter um embate com Marcelo Gouveia.

Juquinha (Tomás de França)

Caçula dos irmãos Leonel. Menino bagunceiro que viverá tomando broncas da sua mãe.

Benvinda (Dandara Queiroz)

Ingênua. Nutre um amor que considera proibido por Nastácio.

Nastácio (Guthierry Sotero)

Muito fiel à Zefa Leonel, tem uma relação com Esperança.

Aldenor (Igor Jansen)

Será vítima de oportunistas quando for para a cidade grande.

Tia Salete (Mariana Lima)

Irmã de Zefa Leonel. Viverá um romance com Floro Borromeu.

Margaridinha (Heloísa Honein)

Afilhada de Zefa Leonel, passou a ser criada por ela após a morte de sua mãe.

Artur Ariosto (Túlio Starling)

Melhor amigo de Marcelo Gouveia com quem cresceu no orfanato.

Marcelo Gouveia (José Loreto)

Melhor amigo de Artur. Mal-intencionado, se aproximará de Quinota.

Quinota (Larissa Bocchino)

Será seduzida e enganada por Marcelo. Vai experimentar o amor verdadeiro quando conhecer Artur.

Primo Cícero Rosalino (Haroldo Guimarães)

Parente distante de Seu Tico Leonel e pai das fofoqueiras da cidade.

Fé (Rhaisa Batista)

Filha mais velha de Primo Cícero. É apaixonada por Tobias Aldonço, o gerente do Grande Hotel.

Esperança (Andréa Bak)

Bem-humorada, se faz de santa para conseguir o que quer com o pai.

Caridade (Clara Moneke)

Caçula da família, persegue uma vida melhor. Vai se apaixonar por Guilherme Tell (Rafael Saraiva).

Quintino Ariosto Evaristo (Eduardo Moscovis)

Pai de Artur e marido de Dona Manuela.

Dona Manuela (Valdineia Soriano)

Mulher bondosa que será desprezada pelo marido por não ter lhe dado filhos biológicos.

Torquato Tasso (Jorge Ritchie)

Mordomo de Dona Manuela.

Blandina (Luisa Arraes)

Filha de Dona Castorina. Esperta, se juntará com Marcelo Gouveia para aplicar golpes. Vive em Salvador, mas depois vai com Marcelo para Lapão da Beirada.

Dona Castorina (Fátima Patrício)

Mãe de Blandina. Mulher simples, ama a filha acima de tudo.

Dracena (Nina Tomsic)

Amiga de infância de Blandina. Vive sendo enganada por ela.

Deodora Montijo (Debora Bloch)

Dona do cabaré. Terá um confronto com Zefa Leonel.

Vespertino (Thardelly Lima)

Agiota apaixonado por Deodora.

Lola (Natascha Falcão)

Sedutora, é melhor amiga de Deodora Montijo.

Blanchette (Vitória Rodrigues)

Moça do interior que finge ser francesa.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM