Meio Ambiente de Casimiro reintroduz em Parque Municipal 28 aves em cativeiro

Por Cezar Guedes em 24/05/2022 às 21:32:55

28 pássaros e dois jabutis, apreendidos por ação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Guarda Ambiental de Casimiro de Abreu foram reintroduzidos em seu habitat: o Parque Natural Córrego da Luz, na localidade serrana de Figueira Branca. A soltura dos animais teve apoio do Inea. Os bichos foram encontrados dentro de uma casa que pegava fogo. No local, a Guarda Municipal foi surpreendida pela presença de diversos animais silvestres sendo mantidos em cativeiro sem qualquer autorização e em situação de maus tratos.

Entre os pássaros apreendidos havia Coleiro do brejo, Coleiro comum, Coleiro Bigodinho, Chanchão, Tiziu e Galinho da Serra, além dos jabutis. O dono da casa fugiu ao notar a presença dos agentes.Os animais foram levados para a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde receberam cuidados e foram avaliados por veterinários antes de serem soltos na mata.

Os jabutis se encontram com algumas lesões causadas pelo fogo e serão encaminhados para o Parque Ecológico Mico Leão Dourado, onde ficarão sob os cuidados da equipe técnica especializada até que possam ser reintroduzidos à natureza.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Samuel Neves, as ações de fiscalização serão cada vez mais constantes com o objetivo de desestimular a retirada de qualquer espécie do seu ambiente natural. "Casimiro de Abreu se encontra em uma área de proteção ambiental, cercada por duas reservas biológicas federais, e sua posição privilegiada requer cuidados efetivos no que diz respeito à preservação das espécies visando a sustentabilidade da qualidade ambiental", ressaltou Samuel.

Quem possui animal silvestre sem a devida licença, deve procurar orientação imediata junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para proceder com a possível legalização no órgão responsável. "Possuir pássaros ou outros animais silvestres sem registro é crime federal e a aplicação da Lei para proteção dos animais será efetuada", finalizou o secretário.


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM