Atleta casimirense se destaca no futebol e conquista vaga em projeto no Ceará

Por Marina Araújo em 12/01/2024 às 11:39:16
Divulgação

Divulgação

Mais de 2.300 quilômetros separam o município de Casimiro de Abreu de Acopiara, no Ceará. Essa foi a distância percorrida pelo atleta casimirense Raí Gomes Peixoto para viver seu sonho no esporte. Aos 13 anos, Raí já possui uma trajetória de sucesso no futebol, tendo passado por clubes como Casimiro de Abreu, Rio Bonito, Pardinho (Silva Jardim), Só Amigos (Itaboraí), Performance SD (Casimiro de Abreu), Ajax (Macaé) e Boavista - B.

A paixão pelo esporte começou cedo, incentivado pelos pais Joycce Gomes da Silva e Everton dos Santos Peixoto, ambos professores de Educação Física. O pequeno Raí teve sua iniciação no futebol através da escolinha local, por meio de um projeto da prefeitura.

Com 4 anos de idade, iniciou os estudos no Centro Educacional Batista, onde foi acolhido pelo professor de futsal, Robson Mangifeste, um dos principais incentivadores da carreira de Raí e responsável por apresentá-lo a diversos clubes. De lá para cá, nunca mais deixou o campo, onde joga na posição de volante/meia.

O atleta, embora jovem, já acumula diversas premiações. Dentre as conquistas, foi vice-campeão da Casimiro Cup, do Campeonato Macaense de Base, da Copa União de Silva Jardim e da Champions Kids Sub-13 de Rio Bonito. Foi campeão da Copa Integração de Futebol Sub-13 do RJ, como capitão do time.

"Sempre acompanhei e participei da vida dele, dentro e fora de campo. Posso afirmar que em todas as competições, jogos e participações em campeonatos locais e das cidades vizinhas, sempre fiz de tudo para estar presente. Eu gosto de estar perto, pois em cada vitoria ou derrota, sempre fui seu ninho, seu porto seguro. Independente do resultado, sempre estou incentivando e parabenizando, porque sempre acreditei que ele estava fazendo o seu melhor", relatou a mãe de Raí, Joycce Gomes da Silva.

Em dezembro de 2023, Raí foi homenageado pelo empresário e professor Wellington Lopes, criador do projeto TEAM T3, do qual o menino já fez parte. Na ocasião, ele recebeu uma honraria por ser a criança mais nova a representar o município de Casimiro de Abreu fora do estado.

Ainda em 2023, Raí disputou a Copa Terra do Sol, em Fortaleza, pelo Sub-15, e conquistou a segunda colocação na competição. É no Ceará que o atleta inicia agora uma nova etapa da sua carreira no esporte. Enfrentou uma série de desafios: viajou sozinho pela primeira vez, sem a companhia dos pais, para passar pela avaliação do projeto Blockchain Sports, em Acopiara. Lá, participou da triagem com inúmeros atletas que, como ele, também buscam a concretização de suas expectativas no mundo esportivo.

A academia do Ceará oferece uma estrutura grandiosa, focada no desenvolvimento e impulsionamento dos atletas. O local conta com dois campos de treinamento, duas quadras de areia para jogos e desenvolvimento. Esses jovens tem todo o suporte necessário para investirem nas carreiras, desde uma equipe de profissionais especializados, acompanhamento nutricional e alojamento até o acesso à uma escola próxima, onde darão continuidade aos estudos. O projeto é apoiado pela Secretaria de Esportes e pela Prefeitura.

No retorno à Casimiro de Abreu para as férias, Raí e a família receberam a notícia de que o atleta foi aprovado no projeto e retorna nesse ano para receber o treinamento da academia.

"Ver o Raí sendo tão corajoso, buscando seus sonhos longe de casa, da família e dos amigos é motivo de muito orgulho para mim. Agora, o acompanho de longe, apenas por telefone, mas sempre com a mesma certeza de que ele está entrando em campo para dar o melhor. Confio e acredito nos planos de Deus, sei da dificuldade desse esporte. Muitos me perguntam: e se der certo? Não existe o "se der certo", ele já deu certo. Raí é um sonho vivido", se emocionou a mãe.

Quando questionado sobre o que sentiu ao receber a confirmação de que faria parte do projeto da Blockchain Sports, Raí demonstrou gratidão e maturidade. "Fiquei muito feliz, o projeto é muito bom e eu realmente queria voltar. Receber a notícia do retorno foi de muita alegria e gratidão a Deus. Quero aprender e crescer muito mais no futebol, tenho comigo grandes ex-jogadores, que são meus coaches, quero aprender tudo que eles tem a me ensinar. Sempre com humildade, confiança em Deus e respeito. Agradeço a Deus, meus familiares, amigos e a todos que de alguma forma me ajudaram a chegar até aqui", destacou.

O jovem prodígio finalizou a conversa citando um versículo da Bíblia. A frase funciona como um lembrete de que sua carreira está só começando e muitos desafios e conquistas ainda estão por vir. "Seja forte e corajoso, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar (Josué 1:9).

Confira alguns destaques da carreira de Raí Gomes no Youtube ou pelo Instagram. Atualmente, o atleta é patrocinado pela Sellix Ambiental.

Para apoiar ou patrocinar o atleta casimirense, entre em contato pelo número (22) 99766-1581 ou pelo e-mail: [email protected].


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM