Empresário é denunciado por crime de turismo clandestino em Arraial do Cabo

Michel Marques Gomes irá responder pelo crime ambiental com pena de detenção de até seis meses

Por Cezar Guedes em 10/08/2020 às 21:51:16

Por praticar o crime de turismo clandestino em unidade de conservação, o Ministério Público Federal denunciou o empresário Michel Marques Gomes. Em 16 de janeiro de 2019, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) constataram que o acusado estava praticando exploração comercial de turismo náutico nos limites da Reserva Extrativista Marinha (Resex-Mar) de Arraial, com a embarcação Pontal Tur, sem a devida autorização do órgão gestor da Unidade de Conservação.

Na ocasião, foi lavrado o auto de infração nº 033805 B e fixada multa simples no valor de R$ 3 mil. No entanto, o secretário não prestou depoimento após ser notificado e intimado. Ele foi enquadrado no artigo 60 da Lei 9.605/98: "Art. 60 - Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regularmente pertinentes: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente."

O exercício de turismo náutico no interior da Resex-Mar de Arraial do Cabo/RJ é regulamentado pela portaria 05/2017, criada com o objetivo de evitar impactos ambientais e sociais e ordenar a atividade. "O turismo clandestino consiste em atividade potencialmente poluidora, sendo incontestavelmente a maior causa de danos à unidade de conservação federal", destacou o procurador da República Leandro Mitidieri.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM