Vereador de Rio das Ostras renuncia ao cargo para tentar escapar da prisão

Por Marina Araújo em 02/08/2023 às 13:06:59

Preso no último dia 5 de julho, alvo de operação que investiga suposto crime de corrupção ativa durante a pandemia de Covid-19, o vereador riostrense Vanderlan Moraes da Hora pediu renúncia do cargo.

Vanderlan está sendo mantido preso com o objetivo de impedir interferências nas investigações do caso. Com a renúncia, a defesa do então vereador pretende conseguir um habeas corpus. A estratégia também busca evitar que Vanderlan seja alvo de cassação e possível inelegibilidade.

Segundo o Ministério Público, Vanderlan teria oferecido cargo em comissão e percentual de notas fiscais emitidas a um servidor municipal. Esse servidor era responsável por confeccionar termo de referência para licitações do setor de Saúde. O esquema de corrupção envolvia as licitações desse setor em 2021, e tinha por objetivo um grupo farmacêutico que atua no município.

A proposta foi gravada em vídeo pelo servidor, que encaminhou a gravação ao Ministério Público. Na época do ocorrido, Vanderlan integrava a Comissão Permanente de Saúde, na Câmara dos Vereadores.

O esquema tinha anuência do ex-coordenador do Fundo Municipal de Saúde de Rio das Ostras, Leônidas Heringer. Leônidas estava ocupando o cargo de secretário municipal de Saúde no município de Armação dos Búzios e foi afastado do cargo.

No lugar deixado por Vanderlan, assume o cargo o suplente Joelson da Farmácia (PV), que aguarda convocação para tomar posse.

*Matéria atualizada em 2 de agosto, às 18h37

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM