Conselheiro substituto do TCE acolhe denuncia contra Câmara de Vereadores de Araruama

Por Cezar Guedes em 13/04/2023 às 22:17:35

O Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado, Christiano Ghuerren acolheu pedido do Sindicato Municipal dos Servidores de Araruama para denunciar a Câmara de Vereadores deste município "pelo descumprimento de norma constitucional ao não pagar o terço de férias" a 42 servidores do Legislativo. A decisão de Ghuerren contraria decisão do corpo técnico do próprio TCE, que havia negado o pedido ao Sindicato e optado pelo arquivamento da denúncia.

Segundo levantamento do sindicato, parte dos servidores que são efetivos (concursados) estava sem receber seus direitos há 11 anos. Fato que não sensibilizou o presidente da Câmara, Nelson Luiz Siqueira Barbosa — mais conhecido como Nelsinho do Som.

Todavia, enquanto os servidores têm que quase mendigar por um direito que lhes é garantido, os vereadores e outros servidores comissionados (escolhidos por livre nomeação e designação), receberam durante todo esse período suas férias normalmente.

"O relatório instrutivo nos faz elaborar o seguinte questionamento: deixar de pagar ou pagar erroneamente direitos constitucionais ao servidor público ao longo de 11 anos é irregularidade, ilegalidade ou ambos? Em qualquer uma das respostas, a competência do Tribunal de Contas é clara e límpida. Não há como dizer que não há competência. O prejuízo ao erário é claro, seja pela cobrança de juros e correção que pode ocorrer, caso tenhamos uma cobrança judicial desses direitos, seja pelo bem-estar dos servidores", diz o parecer do Ministério Público.

Pela decisão do Conselheiro, o processo que antes era tratado como sigiloso agora não é mais e caberá à Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal analisar o mérito da ação.

*O espaço está aberto para manifestação da Câmara de Araruama.

*Matéria atualizada em 14 de abril, às 9h56.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM