Acusado de machismo e misoginia, vereador de Araruama é alvo de moções de repúdio

Por Cezar Guedes em 05/10/2023 às 16:18:34
Penha Bernardes quer que o vereador Magno Dheco se retrate

Penha Bernardes quer que o vereador Magno Dheco se retrate

Durante a sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (5), ocorreu um novo desdobramento no caso da polêmica fala proferida pelo vereador Magno Dheco (PP).

Na sessão de terça-feira (3), a vereadora Penha Bernardes se posicionou contra a conduta de Dheco, pedindo que ele se retratasse pela fala misógina que, segundo ela, "agrediu a todas as mulheres araruamenses". Caso negasse, a parlamentar anunciou que representaria contra ele uma Moção de Repúdio na próxima sessão e assim o fez.

A União Brasileira de Mulheres (UBM), o Partido Comunista do Brasil/Araruama e a Associação Brasileira das Câmaras Municipais (ABRACAM) assinaram em conjunta uma nota de repúdio contra o vereador Magno Dheco por declarações, vistas como misóginas, em suas redes sociais e também no plenário da Câmara, na terça-feira, dia 3.

As três associações repudiam o que classificam como "ofensas machistas e misóginas contra uma servidora pública, insultando assim todas as outras mulheres que compartilham do pensamento crítico".

"O respeito à diversidade de opiniões e a defesa dos direitos das mulheres são valores fundamentais em nossa sociedade, e a atitude do vereador Magno Dheco está em completo desacordo com esses princípios. (...) Tais comportamentos não apenas prejudicam o ambiente democrático, mas também perpetuam a cultura de desigualdade de gênero que tanto lutamos para combater. É imperativo que os representantes eleitos pelo povo estejam à altura de seus cargos e atuem de maneira responsável e respeitosa, independentemente do gênero ou da opinião política de seus críticos. Comentários machistas e misóginos não têm lugar em nossa sociedade e devem ser condenados com veemência", diz o teor da nota de repúdio encaminhada pela ABRACAM Mulher.

Além dessa Moção, outra, de autoria da vereadora Penha Bernardes, já tramita no Legislativo. A Moção de Repúdio deve entrar em pauta na sessão da próxima terça-feira, dia 10, porque faltou quórum na sessão desta quinta-feira, dia 5.

Diz o teor da Moção de Repúdio: "O fato causou vergonha e indignação, por ser um ato de VIOLÊNCIA e MISOGINIA que afeta diretamente a dignidade de milhões de mulheres em todo o mundo. A manifestação, claramente, representa um ato de desvalorização e desrespeito às mulheres, uma violência inaceitável. O papel da Câmara dos Vereadores é fundamental na promoção dos valores democráticos, devendo se posicionar nesses tipos de casos, assumindo uma posição em defesa da liberdade e contra a violência, especialmente à mulher, não podendo servir de palco ao machismo e à violência política de gênero. O Respeito e solidariedade às mulheres devem estar em todos os espaços, sejam eles públicos ou privados, principalmente por parte de pessoas que ocupam funções públicas".

*O espaço está aberto para manifestação do vereador Magno Dheco.
Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM